Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
Palavras-chave:
MÍMESIS. TRAGÉDIA. POÉTICA. ARISTÓTELES.Resumo
Resumo
O presente trabalho versa sobre a noção de mímēsis, tal como ela aparece na Poética de Aristóteles. Embora não disponhamos de uma definição de mímēsis por parte do Estagirita, a análise dos usos dessa noção feitos ao longo do tratado nos releva que a imitação, característica essencial da poesia, nada tem a ver com um realismo grosseiro. A interpretação da mímēsis como a mera reprodução de um objeto-modelo não parece se aplicar ao conceito aristotélico. Esta noção se caracteriza, antes, por uma representação possível do real. Na medida em que se encontra no âmbito do que é verossímil e possível, a mímēsis se liberta do comprometimento com a expressão da verdade na arte.
Abstract
This article aims to approach the notion of mímēsis, as it is shown in the Aristotle's Poetics. Although we do not have a definition of mímēsis made by the Stagirite, the analysis of the uses of this notion made throughout the treatise reveals that imitation, essential characteristic of poetry, has nothing to do with a coarse realism. The interpretation of mímēsis as a mere reproduction of an object-model does not seem to apply to the Aristotelian concept. This notion is characterized, rather, by a possible representation of the real. In so far as it falls within the scope of what is verisimilar and possible, the mímēsis is freed from the commitment to the expression of truth in art.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).