Retórica, amoral ou imoral?
Palavras-chave:
Retórica, Platão, Aristóteles, Isócrates, MoralResumo
Resumo
Este artigo apresenta três diferentes abordagens da retórica antiga: a retórica em Isócrates, em Platão e, por fim, em Aristóteles. O foco de nossa investigação está em como eles apresentam a moralidade da retórica. Defende-se que a retórica de Isócrates é moral e implica uma cultura política. Em Platão a retórica é imoral e posteriormente há uma tentativa de torná-la filosófica. Finalmente Aristóteles apresenta uma retórica moralmente neutra.
Abstract
This paper presents three different approaches to ancient rhetoric: rhetoric in Isocrates, in Plato, and finally in Aristotle. The focus of our research is how they present the morality of rhetoric. It is argued that the rhetoric of Isocrates is moral and implies a political culture. In Plato rhetoric is immoral and subsequently there is an attempt to make it philosophical. Finally Aristotle presents a morally neutral rhetoric.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).