Cicero’s Practical Platonism: Brutus as Funeral Oration
Palavras-chave:
Cícero, PlatãoResumo
Resumo
Celebrado por Quintiliano como “o rival de Platão”, e embora muitas vezes negligenciado, Cícero não apenas ilumina a recepção romana de Platão, mas também um importante aspecto prático do pensamento político platônico. Usando a Oração Fúnebre de Péricles e o Discurso de Gettysburg (Lincoln) como paradigmas, o artigo argumenta a favor da origem platônica da tentativa de Cícero de persuadir filósofos como Brutus a dominarem a arte da retórica para um objetivo prático. Por meio de um elogio sobre a morte da oratória e da república que a engendrou, Cícero exorta um público contemporâneo a resistir à tirania, da mesma forma como a República de Platão tinha persuadido o seu mais inteligente leitor romano a fazê-lo.
Abstract
Celebrated by Quintilian as “Plato’s rival,” the often-neglected Cicero not only illuminates the Roman reception of Plato but an important practical aspect of Platonic political thought. Using Pericles’ Funeral Oration and the Gettysburg Address as paradigms, “Cicero’s Practical Platonism: Brutus as Funeral Oration” argues for the Platonic origin of Cicero’s attempt to persuade philosophers like Brutus to master the art of rhetoric for a practical purpose. By means of a eulogy on the death of oratory and the Republic that engendered it, Cicero exhorts a contemporary audience to resist tyranny just as Plato’s Republic had persuaded its most insightful Roman reader to do.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).