MICHEL FOUCAULT: UM ESTUDO DO BIOPODER A PARTIR DO CONCEITO DE GOVERNO
Resumo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo mostrar que em Foucault o conceito de biopoder é uma ampla estratégia de governo da qual fazem parte o poder disciplinar e a biopolítica. Assim, governar por meio do biopoder comporta ações específicas que não se confundem com o modo de operar do poder jurídico-legal ou mesmo do poder de soberania. O governo do biopoder age sobre a vida, faz da vida um fato político. Assim, governar através do biopoder é bem mais que aplicar a lei, mas gerir a vida por meio de outras estratégias que não propriamente os mecanismos da lei.
Palavras-chave
Biopoder, poder disciplinar, biopolítica, governo, soberania.
Abstract
The present work aims to show that in Foucault's theory the concept of biopower is a broad government strategy that consists of disciplinary power and biopolitics. Thus, rule through biopower involves specific actions that should not be confused with the mode of operation of the judicial-legal power or the power of sovereignty. The government of biopower acts on life, makes life a political fact. Thus, rule through biopower is much more than enforce the law, but managing life through other strategies that are not properly mechanisms of the law.
Keywords
Biopower, disciplinary power, Biopolitics, government, sovereignty.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).