MARTIN HEIDEGGER E A QUESTÃO DA TÉCNICA: A NOITE DO MUNDO COMO INDIGÊNCIA E DESABRIGO
Resumo
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade elucidar a indigência como traço determinante do esquecimento do ser, aqui interpretado como oriundo da técnica moderna, no pensamento de Martin Heidegger. Busca-se elucidar a indigência como típica expressão da época da técnica geradora da noite do mundo.
Palavras-Chave
Indigência; Mundo; Obscurecimento; Esquecimento do ser.
Abstract
This study aims to elucidate the determining indigence as trait of forgetfulness of being, here interpreted as coming from the modern technique, the thought of Martin Heidegger. We seek to elucidate the expression of indigence as typical season the technique of generating night of the world.
Keywords
Indigence; World; Obscuration; Forgetfulness of being.
Downloads
Publicado
2013-08-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).