A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NA OBRA TARDIA DE THEODOR ADORNO: COGNIÇÃO E HISTÓRIA NA DIALÉTICA NEGATIVA.
Resumo
Resumo
Adorno defende uma espécie de impedimento conceitual, isto é, uma incapacidade por parte dos conceitos de darem voz ao não idêntico. Esse impedimento, por sua vez, envolve diversos elementos e me esforçarei por classificá-los como: por um lado, os aspectos próprios à conceituação que fazem com que o não idêntico sempre comporte uma dimensão não conceituável; por outro, o que Adorno chama de ontologia do estado falso, isto é, a situação histórica em que se encontra a cultura contemporânea a ele, que seria marcada por uma presença generalizada dos resultados sistêmicos, os quais passariam a aparecer como verdades inquestionadas e inquestionáveis. Por fim, tentarei mostrar como a articulação entre esses dois aspectos no encontro conceitual com o objeto deriva de uma particular concepção a respeito do posto da experiência filosófica em geral e na época em que Adorno redige sua obra Dialética Negativa, em particular.
Palavras-chave
Adorno; dialética; experiência filosófica; impedimento conceitual.
Abstract
Adorno contends that some sort of conceptual limitation exists, which renders concepts incapable of expressing the non-identical. This limitation is manifold, and my aim is to classify its elements in two groups. On the one side are aspects belonging to conceptualization itself that make the non-identical always escape complete conceptualization. On the other is what Adorno calls ontology of the false state, that is, a feature of contemporary culture in which systemic outcomes are universally pervasive and, hence, have the appearance of unquestionable truths. Finally, I will argue that the articulation between these two elements in the actual conceptualization of an object stems from a particular contention on the role of philosophical experience in general, and at the time Adorno writes his Negative Dialectics, in particular.
Keywords
Adorno; dialectics; philosophical experience; conceptual limitation.
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