O poder como governo: um estudo sobre as noções de governo e de governamentalidade em Michel Foucault
Palavras-chave:
governamentalidade, governo, poderResumo
O artigo apresenta uma análise conceitual da questão do governo no pensamento tardio de Michel Foucault, mostrando a trajetória que as noções de governo e de governamentalidade percorrem em sua obra. O problema ético e político aqui visado é o de uma articulação não só possível, mas necessária, entre o governo dos outros e o governo de si. Pretende-se apontar como a trajetória filosófica de Foucault culmina em uma história das práticas de subjetivação, isto é, uma história das práticas através das quais os sujeitos podem dar forma à própria vida.
Palavras-chave: Governamentalidade, governo, poder.
Abstract: This article presents a conceptual analisys of government’s issue in Michel Foucault’s late thought, showing the path drawn by the notions of government and governmentality in his work. The ethical problem aimed here is the problem of an articulation not only possible, but also necessary between “government of the others” and “government of the self”. This article intends to show how Foucault’s philosophical trajectory culminates in a history of the practices of subjectivation, a history of the practices through which individuals can shape their own lives.
Key-words: governmentality, government, power.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).