Um imbróglio do Tractatus: ‘p’ diz p
Palavras-chave:
Wittgenstein, gramática, nomes própriosResumo
Este artigo aborda uma ambiguidade latente no TLP quando trata de diferenciar as proposições autênticas e as inautênticas, as extencionais e as intencionais, e mostra como, para sair dela, Wittgenstein teve de mudar completamente sua concepção e passar da lógica para a gramática.
Palavras-chave: Proposições extencionais, signos e atitudes proposicionais.
Abstract: In this article it’s addressed a latent ambiguity in Wittgenstein's TLP concerning the differences between authentic and inauthentic, extensional and intentional propositions, exploring how to avoid this ambiguity, Wittgenstein thoroughly changed his conceptions, moving from logic to grammar.
Keywords: Extensional propositions, signs, propositional attitudes.
Downloads
Publicado
2012-11-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).