Hegel e o direito
Palavras-chave:
Hegel, filosofia da direitoResumo
Tratar da filosofia hegeliana do direito só é possível desde que se parta da constatação de que o saber absoluto não se realizou. Ou seja, novos acontecimentos históricos se sucederam e outras filosofias surgiram. Isso colaborou para que se pudesse apanhar o seu sistema filosófico desde diferentes perspectivas iluminando mais este ou aquele assunto. Tendo essa observação em conta pode-se considerar que o sistema preservaria atuantes as relações entre indivíduo e sociedade, o que, aliás, só pode ser esclarecido pela elaboração de uma ciência filosófica do direito; ou seja, sem desconsiderar o papel do indivíduo, Hegel busca a universalidade onde poderá fundar a validade ou o critério para a compreensão deste e da sua vida social.Downloads
Publicado
2012-01-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).