Governamentabilidade e paradigma imunitário: reflexões e aproximações entre Michel Foucault e Roberto Esposito
Palavras-chave:
Foucault, Esposito, biopolítica, governamentabilidade, paradigma imunitário.Resumo
Roberto Esposito, italiano de Nápoles e o francês Michel Foucault realizaram ambos uma importante leitura do contexto político contemporâneo, cujo entendimento pode ser enriquecido se as analisarmos comparativamente em relação a alguns aspectos. Os dois autores pensam o modelo político atual nos termos de uma biopolítica; enquanto poder direcionado à vida dos indivíduos, à vida humana como tal, e mostram como aspectos relacionados à saúde e à medicina foram incorporados às medidas políticas. A tese biopolítica de Foucault está calcada sobre a noção de governamentabilidade, isto é sobre um conjunto de técnicas de governo que se desenvolveram para fins de controle e manipulação da população em favor dos interesses do Estado. Seguindo uma linha um pouco diferente, Esposito irá caracterizar o momento biopolítico dentro do que chamou de “paradigma imunitário”. Para o italiano a política na forma do direito tem se utilizado da técnica da imunização para salvaguardar a sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).