Reflexão e liberdade em Fichte
Palavras-chave:
reflexão, liberdade, idealismoResumo
Este trabalho se concentrará especialmente na primeira e segunda introdução da “Doutrina da Ciência” de Fichte. O tema a ser discutido é o da definição fichteana da tarefa da filosofia, a saber, a investigação da fonte das presentações acompanhadas pelo sentimento de necessidade. Procurarei num primeiro momento demonstrar e ato-contínuo questionar a descrição desta tarefa, sua necessidade e exclusividade no operar filosófico, assim como suas demais conseqüências. Esta árdua missão, me ponho como parte da tentativa de pensar o domínio e a realizabilidade da reflexão filosófica, objeto de meu projeto de tese. O texto fichteano parece pertinente a esta investigação, pois, não obstante apresentar em vários momentos esta preocupação — o que fornece subsídios para compreender a pertinência da questão — o autor, por fim, pretende ter provado que é inquestionável que a reflexão filosófica é sim possível e não só, que o é apenas como idealismo fundado no “eu absoluto”. Será preciso investigar também o conceito de liberdade, já que Fichte conta com ele para avalizar sua definição.Downloads
Publicado
2010-10-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).