Sabedoria e Sociedade na Sexta Oração de Vico
Palavras-chave:
Giambattista Vico, teoria do conhecimento, eloquênciaResumo
O objetivo principal deste artigo é discutir a interação entre vida social e sabedoria, na Sexta Oração inaugural de Vico. Essa oração é um texto póstumo que já trazia alguns aspectos de sua teoria sobre a relação entre o conhecimento e o seu contexto. Sendo dividida por Vico em duas partes, a primeira trata sobre os fins dos estudos e, no restante, examina o método de estudos. Nesse artigo, analisaremos os fins dos estudos quanto aos aspectos que relacionam o regresso causado pela falta de eloquência com o egoísmo e a desestruturação social, representado pelo castigo bíblico aos descendentes de Nemrod; e também analisaremos as mudanças sociais que são promovidas pela sabedoria, capitalizadas nas histórias de Orfeu e de Anfião, as quais, em caminho oposto, apresentam um quadro dos seres humanos que saem da solidão para a vida em sociedade. Na Sexta Oração, Vico associa os elementos da linguagem, da moral e da sabedoria com a vida social. Dessa forma, Vico faz um retrato sobre a relevância social da sabedoria ao discutir os fins e o método de estudos recorrendo a exemplos bíblicos e mitológicos.
Referências
BACONE, Francesco. Opere filosofiche. A cura di Enrico De Mas. Bari: Laterza, 1965.
BACON, Francis. A sabedoria dos antigos. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
BASSI, Romana. Vico e a objeção moral dirigida a Francis Bacon no De ratione. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 42, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v42i2.52232. Acesso em: 30 jun. 2023.
CORSANO, Antonio. Umanesimo e religione in G. B. Vico. Bari: Laterza & Figli, 1935.
DONZELLI, Maria. “Sapientia”, “sagesse” et “science” dans la philosophie de Vico. Noesis [online], v. 8, 2006. Acesso em: 09 ago. 2023.
GARCÍA, Moisés González; BISBAL, Josep Martínez. Autobiografía de Giambattista Vico. Madrid: Siglo Veintiuno, 1998.
SANNA, Manuela. O encontro com Bacon na composição do De ratione. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 42, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v42i2.52735. Acesso em: 30 jun. 2023.
VICO, Giambattista. Opere filosofiche. A cura di Paolo Cristofolini. Firenze: Sansoni, 1971.
_______. Obras: Oraciones inaugurales. La antiquíssima sabiduría de los italianos. Rubí: Antropos Editorial, 2002.
_______. Princípios de ciência nova: acerca da natureza comum das nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
_______. Vida escrita por si mesmo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Lopes Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).