A Definição de Ser do Homem na Tragédia de Sófocles:

a construção da hermenêutica filosófica de Heidegger em sua análise de Antígona

Autores

  • Francisco Wiederwild Universidade Estadual do Oeste do paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

hermenêutica, tragédia, morte

Resumo

 O artigo tem como objeto de análise a definição de ser do homem conforme tematizado por Sófocles, na tragédia Antígona, a partir da tradução e da interpretação realizadas por Martin Heidegger, em Introdução à Metafísica (1935). Para conduzir nosso estudo, propomos a seguinte pergunta norteadora: de que maneira a contraposição originária entre o ente em sua totalidade e o homem configura a experiência fundamental a partir da qual o ser do homem se revela como “o mais estranho”? Neste ínterim, o objetivo deste estudo consiste em determinar como a personagem Antígona assume em sua essência o mistério que caracteriza o ser humano como “o mais estranho”. Para ampliar o nosso horizonte de compreensão, examinaremos a interpretação heideggeriana do confronto entre as personagens Antígona e Ismene, apresentadas no curso Der Ister (1943), com o propósito de demonstrar como Antígona, ao se tornar consciente de sua condição de ser para a morte, reconhece a finitude como a possibilidade de ser mais própria de sua existência.

Referências

BORGES-DUARTE, Irene. Arte e Técnica em Heidegger. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

CASANOVA, Marco Antonio. Compreender Heidegger. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em Retrospectiva: Heidegger em retrospectiva. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.

HEIDEGGER, Martin. Hölderlin’s Hymn “The Ister” [Der Ister]. Transl. William McNeill & Julia Davis. Indiana: Indiana University Press, 1996.

_______ Introdução à Metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

_______ O que Quer Dizer Pensar? Ensaios e Conferências. Trad. Gilvan Fogel. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

_______ Ser e Tempo. Trad. Fausto Castilho. São Paulo: Editora Unicamp, 2012.

HÖLDERLIN, Friedrich. A Morte de Empédocles. São Paulo: Iluminuras, 2008.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Arthur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RÉE, Jonathan. Heidegger. Trad. Oscar Almeida Marques e Karin Voloubuef. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

SÓFOCLES. Antígona. [Trilogia da Taberna: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona]. Trad. Mário Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

­­SÓFOCLES. Édipo em Colono. [Trilogia da Taberna: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona]. Trad. Mário Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Religião na Grécia Antiga. Trad. Joana Angélica D’ Avila Melo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.

Downloads

Publicado

2024-07-14

Edição

Seção

Artigos