O conceito de angústia, segundo a filosofia e teologia de Paul Tillich

Autores

Palavras-chave:

Ansiedade; Angústia, Paul Tillich.

Resumo

Neste artigo apresentaremos o conceito de angústia segundo o pensamento do filósofo e teólogo alemão Paul Tillich. Mostraremos a etimologia e contexto filosófico do termo. Posteriormente iremos introduzir alguns elementos que se configuram como categorias ontológicas fundamentais, tais como, ser e não ser, finitude e infinitude, ser essencial e ser existencial, correlacionados com as categorias e estruturas essenciais do ser humano. Após isto, iremos descrever de forma sistemática o que é o fenômeno da angústia existencial no pensamento de Tillich, abordando as três maneiras como este conceito é apresentado em sua obra: (1) a do destino e da morte, (2) a do vazio e perda de significação, (3) a de culpa e condenação. Concluiremos mostrando que os três tipos de angústia estão de certa forma concatenados, que um colabora individualmente no estabelecimento do fenômeno da angústia existencial e na elaboração deste conceito na filosofia e teologia de Tillich.

Biografia do Autor

Erik Dorff Schmitz, Universidade Federal de Santa Catarina

Erik Dorff Schmitz é Doutorando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2019), é Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina - FACASC (2015) e Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz - FSL (2011). Pesquisa nas áreas de Filosofia, Teologia e Literatura, principalmente nos seguintes temas: Relações entre Literatura e Teologia; Humor na Literatura; O Demoníaco na Literatura Ocidental; O Gótico na Literatura; Revisionismo histórico-literário; Possessão, Histeria e Psicanálise; Política e Religião nos séculos XX e XXI. E-mail: erik.schmitz@hotmail.com

Referências

DITTRICH, M. G. Arte e criatividade - espiritualidade e cura: A teoria do corpo-criante. Blumenau: Nova Letra, 2010.

MUELLER, E. R.; BEIMS, R. W. (Org.). Fronteiras e interfaces: o pensamento de Paul Tillich em perspectiva interdisciplinar. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2005.

TILLICH, P. A coragem de ser. 5. ed. Tradução de Eglê Malheiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

_______. Teologia sistemática. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

VAZ, H. C. L. Antropologia filosófica II. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001. v. 2.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Edição

Seção

Artigos