Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
Palavras-chave:
Aristóteles, Ética Nicomaqueia, eudaimoniaResumo
Durante boa parte do século XX houve uma discussão sobre a eudaimonia na Ética Nicomaqueia que tinha como objetivo tentar estabelecer se Aristóteles estaria sustentando que a eudaimonia é um fim inclusivo - um fim composto por diversos fins - ou um fim dominante - um único fim que tem prioridade sobre os demais fins. Procuro mostrar que as dificuldades que originam essa discussão estão ligadas a uma leitura da EN que supõe que suas lições seriam direcionadas para vidas individuais. No entanto, se considerarmos que a EN é uma obra política e que suas lições são voltadas para aqueles que irão legislar e governar a cidade, nossa compreensão a respeito das teses sobre a eudaimonia deve ser diferente. O político deve saber em que consiste a melhor vida para um ser humano na medida em que organizará a cidade para que os cidadãos tenham oportunidade de alcançá-la. Assim, quando Aristóteles trata dos modos de vida (bioi) principalmente em EN X.7-8, ele não está combinando ou excluindo bens dentro dessas vidas, mas apenas caracterizando-as com o propósito de instruir aqueles que irão tomar as decisões na cidade. Esse modo de ler a EN e de compreender o papel da investigação sobre a eudaimonia nesta obra não deixa espaço para as dificuldades que originaram a discussão inclusivo-dominante mencionada acima.
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