Comentários sobre a interpretação elaborada por Foucault da relação entre subjetivação e verdade com referência a Demetrius e Sêneca

Autores

Palavras-chave:

viver bem, verdade, subjetivação

Resumo

Este artigo tem por objetivo expor a leitura que Foucault elabora da referência de Sêneca a Demetrius e a forma como ela se configura central na descrição do “processo de subjetivação” desenvolvido por Foucault. Isso é feito pelo autor, sobretudo, através da exposição da compreensão estoica de viver bem e por meio da distinção entre conhecimentos úteis e inúteis para a vida sábia e feliz. Tal exposição, central a seu propósito, apenas se torna compreensível adequadamente por meio da recuperação do significado original da obra de Sêneca Sobre os benefícios e da proposta de tese desenvolvida por Foucault

Biografia do Autor

Pedro Damasceno Uchôas, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de fora e Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Estuda Schopenhauer, Idealismo Alemão e Filosofia Antiga. Bolsista CAPES/DS.

Referências

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.

GRIFFIN, M.; INWOOD, B. Introduction. In.: SENECA. On Benefits. Translated by Mirian Griffin and Brad Inwood. Chicago: The University of Chicago Press, 2011, pp. 1-14.

LØKKE, H. Knowledge and virtue in early Stoicism. London and New York: Springer, 2015.

ROSS, D. Aristotle. With and Introduction by John L. Ackrill. London and New York: 2004.

SENECA. Sobre os Benefícios, livro primeiro. Tradução do latim de George Felipe B. B. Borges e Brenner Brunetto O. Silveira. Revista de Filosofia HYPNOS, São Paulo, v. 42, 2019, pp. 114-154.

_______. On Benefits. Translated by Mirian Griffin and Brad Inwood. Chicago: The University of Chicago Press, 2011.

VICENTE, J. J. N. B.; PEREIRA, C. A. Virtude e Felicidade em Sêneca. Revista Urutágua – Revista Acadêmica Multidisciplinar. Universidade Estadual de Maringá, n. 34, 2016, pp. 44-54.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Edição

Seção

Artigos