'Acumulação primitiva’ e ‘patriarcado do salário, a relação entre feminismo e marxismo na obra de Silvia Federici
Palavras-chave:
capitalismo, marxismo, feminismo, patriarcadoResumo
O presente texto apresenta algumas das principais abordagens de Silvia Federici acerca do marxismo. Aborda os passos teóricos dados pela autora a partir de vasto levantamento histórico necessários para a justificativa de porque Marx não considerava o trabalho doméstico um trabalho e por esse fato ele não viu que as trabalhadoras domésticas eram também revolucionárias.Referências
FEDERICI, Silvia. O patriarcado do salário. Traduçao Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2021.
----------------------. Calibã e a bruxa – mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
-----------------------. Mulheres e caça às bruxas. Tradução Heci Regina Candiani.São Paulo: Boitempo, 2019.
FRIDAN, Betty. Mística Feminina. Trad. Áurea B. Weissenberg. Petrópolis: Editora Vozes, 1971.
SCHMITT, Carl. O Nomos da Terra no Jus Publicum Europeaum. Tradução Alexandre Franco de Sá et ali. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC-Rio, 2017.
Downloads
Publicado
2021-12-16
Edição
Seção
Autores Convidados
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).