Contra o romance individual do neurótico: a hermenêutica do si entre a psicanálise e a ficção

Autores

Palavras-chave:

identidade, narrativa, neurose, romance

Resumo

Trata-se de um desdobramento da hermenêutica narrativista de Paul Ricoeur por meio do cotejo com contribuições da psicanálise e da literatura de ficção. Intenta-se apresentar possibilidades heterodoxas de relação entre a existência humana e a prática da narração, em uma perspectiva de enfrentamento da ideia de unidade narrativa da vida e, na esteira desta, do modo neurótico de viver e narrar a história. Nesse sentido, primeiramente será reconstruída a perspectiva narrativista que, em seguida, será cotejada com a hermenêutica ricoeuriana. Por fim, o recurso aos campos da psicanálise e da literatura de ficção deverá mostrar sob que condições a identidade narrativa escapa da ameaça da rigidez de um modelo de unidade neurótica.

Biografia do Autor

Vítor Hugo dos Reis Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado (2021), mestrado (2012) e graduação (2008) em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BECKETT, Samuel. Malone morre. Tradução e prefácio de Ana Helena Souza. São Paulo: Editora Globo, 2014.

_______. Molloy. Tradução e prefácio de Ana Helena Souza. São Paulo: Editora Globo, 2014.

_______. O inominável. Tradução de Ana Helena Souza. São Paulo: Editora Globo, 2009.

CALLIGARIS, Contardo. Cartas a um jovem terapeuta: Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. Elsevier editora: Rio de Janeiro, 2004.

CARR, David. A narrativa e o mundo real: um argumento a favor da continuidade. In: MALERBA, Jurandir (org.). História & narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis: Vozes, 2016.

COHEN-SOLAL, Annie. Sartre. Tradução de Milton Persson. Porto Alegre: L&PM, 1985.

DOSSE, François. O Desafio Biográfico: Escrever uma Vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

DUNKER, Christian. Narcisismo ressentido, o sintoma nacional que chegou ao poder. Entrevista a Márcio Ferrari e Paulo Henrique Pompermaier. Revista Cult, nº 269. São Paulo: Editora Bregantini, maio de 2021.

ELMIR, Claudio Pereira. O enredo como categoria e como método de análise. In: MALERBA, Jurandir (org.). História & narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

FIELDING, Henry. Tom Jones. Tradução de Octávio Mendes Cajado. Porto Alegre: Abril Cultural, 1971.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2016.

JOHN, Daniele. A ressignificação da história de vida: temporalidade e narrativa no percurso da análise. Tese de Doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2006.

KEHL, Maria Rita. “Minha vida daria um romance”. Leitura, n. 27. jan./jun, 2001.

_______. Ética e técnica. In: PINTO, Manuel da Costa (org.). Livro de ouro da psicanálise. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

KUNDERA, Milan. A cortina. Tradução de Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

_______. A imortalidade. Tradução de Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca e Anna Lucia Moojen de Andrada. São Paulo: Círculo do Livro, 1998.

_______. A insustentável leveza do ser. Tradução de Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. Rio de Janeiro: Record, 1995.

_______. Los testamentos traicionados. Buenos Aires: Tusquets Editores, 2009.

LACAN, Jacques. Escritos I. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude. Tradução de Jussara Simões. Bauru: EDUSC, 2001.

MERETOJA, Hanna. The narrative turn in fiction and theory: the crisis ans return of storytelling from Robbe-Grillet to Tournier. Basingstoke: Palgrave Macmilan, 2014.

OLSEY, James. Memory and Narrative: The Weave of Life-Writing. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.

QUINTILIANO, Deise. Sartre: philía e autobiografia. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

RICOEUR, Paul. Identidade Frágil: respeito pelo outro e identidade cultural. In: FIACAT. Les droits de la personne en question – Europe Europa 2000. Praga: FIACAT publications. Congrès de la Fédération Internationale de l'Action des Chrétiens pour l'Abolition de la Torture, 2000.

_______. O si mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

_______. Os paradoxos da identidade. In: NASCIMENTO, Cláudio Reicher; WU, Roberto (Orgs.). Pensar Ricoeur: vida e narração. Porto Alegre, Clarinete, 2016.

_______. Tempo e Narrativa (Tomo I). Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2010.

_______. Tempo e Narrativa (Tomo II). Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2010.

_______. Tempo e Narrativa (Tomo III). Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2010.

_______. Vida: uma narrativa em busca de um narrador. In: _______. Escritos e conferências 1: em torno da psicanálise. São Paulo: Loyola, 2010.

ROCHA, Ronai. Quando ninguém educa: questionando Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2017.

ROSSATTO, Noeli. Vida e narrativa. In: GALLINNA, Albertinho Luiz; SARTORI, Carlos Augusto; SCHNEIDER, Paulo Rudi. Conhecimento, discurso e ação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

ROTH, Ben. Reading from the middle: Heidegger and the narrative self. Eur J Philos, n. 26, 2018, p. 746-762.

ROUTLEDGE, Clay. Nostalgia: a psychological resource. Abingdon; New York: Routledge, 2015.

SARTRE, Jean-Paul. As palavras. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.

_______. Diário de uma guerra estranha: setembro de 1939 - março de 1940. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues e Guilherme João de Freitas Teixeira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

STRAWSON, Galen. Against narrativity. Ratio, n. 17, 2004, p. 428-452.

Downloads

Publicado

2022-09-24

Edição

Seção

Artigos