Ética, Justiça e Educação: o papel das instituições justas em Paul Ricoeur
Resumo
O artigo aborda a contribuição ricœuriana à educação, refletida especialmente a partir dos prismas da ética, da justiça e das instituições justas. Defende-se que o vínculo entre ética e justiça se dá nas instituições, aquelas que garantem a cada sujeito o seu direito. Disso resulta a contribuição elementar para refletir acerca da educação e dos processos educativos, já que ambos são mediados por instituições. Para fundamentar essa posição, a argumentação deste artigo se desdobra em três seções. Na primeira parte o texto busca recuperar a visada ética ricœuriana explorando especialmente o enunciado nuclear do seu pensamento: visar a verdadeira vida com e para o outro em instituições justas, elencada na obra O si mesmo como outro. A segunda parte do texto recupera o conceito de justiça e suas implicações para a vivência social. E, por fim, na terceira parte, procura-se elucidar a contribuição do pensamento ricœuriano à educação, explorando especialmente os conceitos de reconhecimento, instituições, justiça e sujeito capaz.
Referências
BENTES, Hilda Helena Soares. O sujeito do direito no conceito de justo de Paul Ricœur e sua importância para os direitos humanos. Disponível em: < http://www.cifmp.ufpel.edu.br/anais/1/cdrom/mesas/mesa3/01.pdf >. Acesso em 12/11/2015.
CESAR, Constança Marcondes. Hermenêutica francesa. Paul Ricœur. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. Buscando, na obra de Ricœur, indícios de uma antropologia e seu significado para a educação. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Filosofia_da_Educacao/Trabalho/02_15_32_3212-7583-1-PB.pdf>. Acesso em 10/01/2016.
MUNOZ, Felicidade Aparecida Gouvea. Justiça e sabedoria: prática em Paul Ricœur. 2011. Dissertação (Mestrado em filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade São Judas Tadeu.
PADILHA, Rafael Alves. Entre o bom e o legal: Ricœur e a noção de justiça. 2012. Dissertação (Mestrado em filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria.
RICŒUR, Paul. Interpretação e ideologias. Tradução de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
______. Para uma ética do compromisso. Entrevista realizada por Jean-Marie Muller e François Vaillant e publicada pela revista Alternatives Non-Violentes, nº80, Outubro de 1991.
______. Leituras 1: Em torno ao político. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1995.
______. Leituras 3: Nas fronteiras da filosofia. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 1996.
______. O justo ou a essência da justiça. Tradução de Casco Casimiro. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
______. Percurso do reconhecimento. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2006.
______. Outramente. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Vozes, 2008.
______. O justo 1. Tradução de Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
______. O justo 2. Tradução de Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
______. Ética e Moral. Tradução de António Campelo Amaral. Colecção Textos Clássicos Lusosofia, Covilhã, 2011.
______. Amor e justiça. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
______. O si-mesmo como um outro. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
RIBEIRO, Lúcia de Fátima. Ética, justiça e educação no pensamento de Paul Ricœur. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.
ROSSATTO, Noeli Dutra. Viver bem: ética e justiça. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/leaf/formularios/7606ecc02fcddea8a1ca9eb58f7cb8e7.pdf>. Acesso em 22/03/2015.
ROSSETTI, Ricardo. Justiça em Paul Ricœur: Uma hermenêutica do homem justo. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-graduação. Pontifica Universidade Católica de São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).