Os pressupostos democráticos e antiliberais do feminismo socialista de Carole Pateman
Palavras-chave:
contrato sexual, esfera privada, esfera pública, contrato original, liberalismo, democraciaResumo
O presente texto almeja apresentar ao leitor alguns dos principais temas da filosofia política de Carole Pateman. Sua crítica ao liberalismo contratualista permeia sua obra principal, The Sexual Contract. Defende que é impossível reivindicar o fim da subordinação da mulher no casamento utilizando-se da teoria política liberal. Sua tese principal é a de que o patriarcado não acabou com o liberalismo, ele apenas se transformou. A base do contrato original, sua condição de possibilidade, é o que ela chama de contrato sexual. Ao omitir qualquer referência ao contrato sexual, a história oficial do liberalismo contratualista induz a que se acredite que a subordinação da mulher no casamento e seu exílio social tenham sido um mero detalhe na criação da sociedade civil, facilmente contornável. Para Pateman, o contrato sexual não foi um detalhe, mas a condição da criação igualdade civil.Referências
BRASIL. Lei n. 3.071, de 1º de janeiro de 1916. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L3071.htm>. Acesso em: 05 de nov. 2018
PATEMAN, Carole. The Sexual Contract. Stanford, California: Stanford University Press, 1988b.
__________, BRENNAN, Teresa. Mere auxiliaries to the commonwealth: women and the origins of liberalism. In: Political Studies, Vol. XXVII, No. 2, pp. 183-200, 1979.
_________. The patriarchal welfare state: women and democracy. In: Gutman, Amy. Democracy and the Welfare State. Princeton University Press, 1988b.
SAFFIOTI, Heleieth I.B. Gênero patriarcado, violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.
Downloads
Publicado
2019-02-28
Edição
Seção
Autores Convidados
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).