Os desafios da Humanidade na perspectiva de gênero: diálogo com Glover e Nussbaum

Autores

Palavras-chave:

compaixão, gênero, humanidade, razão, violência

Resumo

A partir de um diálogo com Jonathan Glover e Martha Nussbaum procuro neste artigo explorar os sentidos de humanidade hoje. Num primeiro momento ofereço uma breve reconstrução do conceito, a partir da dicotomia razão/emoção. Num segundo momento, olho para a desumanidade a partir de uma perspectiva de gênero. Na esteira de Martha Nussbaum defendo que os obstáculos com os quais hoje nos deparamos do ponto de vista ético e moral se devem a uma ruptura cognitiva e sensitiva e sobretudo a uma renúncia, da nossa parte, seres humanos, de aceitar plenamente a nossa condição animal. Seguindo esta linha de raciocínio, demonstro como essa renúncia está explícita na relação entre gêneros, onde a mulher representa e é representada pela condição animal e o homem representa e é representado como seu-outro, Racional. O meu objetivo é mostrar de que forma a proposta de Nussbaum, Glover e outros autores (De Wall e Caroon, por exemplo) nos podem ajudar a compreender a violência de gênero no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Marta Nunes da Costa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta de Filosofia da UFMS; Professora Permanente do Mestrado Profissional de Filosofia, UFMS; Professora Permanente do PPG Filosofia da Unioeste; Coordenadora do Grupo de Estudos Democráticos. Doutorada em Ciência Política/Filosofia Política pela New School for Social Research.

Referências

ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco, tradução de António de Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal Editora, 2015.

DEAN, R., The Value of Humanity in Kant’s Moral Theory. Oxford: Oxford University Press, 2006.

CAROON, “Ape Imagination? A sentimentalist critique of Frans de Waal’s gradualist theory of human morality” em Biology & Philosophy, 33:22, 2018, pp. 1-23

GLOVER, Jonathan, Humanity – A Moral History of the Twentieth Century, Yale University Press, 2001.

HILL, Thomas E., Dignity and Practical Reason in Kant’s Moral Theory, Ithaca, NY: Cornell University Press, 1992.

KANT, I., Fundamentação da Metafísica dos Costumes, tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

KANT, I. Metafísica dos Costumes, tradução de Edson Bini, São Paulo: Edipro, 2003.

NUNES DA COSTA, M. “Patriarcado, Violência, Injustiça – sobre as (im)possibilidades da democracia” em Debate Feminista, vol.54, pp.1-16, Elsevier Ed.: Cidade do México 2017.

NUSSBAUM, M. “Compassion: Human and Animal” em Ethics and Humanity – Themes from the Philosophy of Jonathan Glover, Oxford: Oxford University Press, 2010, pp.202-228

__________, M. Hiding From Humanity – Disgust, Shame and the Law, Princeton: Princeton University Press, 2004.

ROUSSEAU, J.J., Discurso sobre a Origem e Fundamentos da Desigualdade entre os Homens.

SENECA, L.A., Anger, Mercy, Revenge, tradução de Robert Kaster e Martha Nussbaum, Chicago: Chicago University Press, 2010.

SMITH, C., What is a Person – Rethinking Humanity, Social Life and the Moral Good from the Person Up, Chicago/London: Chicago University Press, 2010.

Downloads

Publicado

2019-02-28