Mary Wollstonecraft e Virginia Woolf: a educação das mulheres e as dicotomias de valores

Autores

Palavras-chave:

Educação das Mulheres, Virtudes, Tirania, Guerras

Resumo

Apesar de estarem separadas por mais de cem anos de história, é possível identificar uma linha de raciocínio convergente entre Mary Wollstonecraft e Virginia Woolf. Além de ambas terem vivido momentos históricos de grandes conturbações e mudanças no mundo, ambas pensaram sobre as condições sob as quais a educação das mulheres estava submetida, além das causas e consequências relacionadas a essas condições. Fica claro, nos textos A Reivindicação dos Direitos da Mulher de Wollstnecraft e Three Guineas de Woolf, que a educação das mulheres sempre esteve de alguma maneira atrelada à dicotomia entre as esferas da vida pública e privada, à dominação, aos valores e às virtudes defendidas e asseguradas por uma sociedade patriarcal. Além disso, as autoras conseguiram enxergar o modo como a hierarquia entre os gêneros é resultado de construções específicas da masculinidade e da feminilidade e como a dominação masculina, que ocorre na esfera privada, influencia na educação das Mulheres, nas virtudes,  na dominação, na tirania, etc., e serve como espelho para a dominação na esfera pública – em outras palavras, para os conflitos que geram as guerras.

Biografia do Autor

Maria Clara Fonseca Fanaya, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

ANDREW, Barbara. The Psychology of Tyranny: Wollstonecraft and Woolf on the Gendered Dimension of War. Hypatia , Vol. 9, No. 2, Feminism and Peace (Spring, 1994), pp. 85-101 Disponível em: < http://www.jstor.org/stable/3810171>

FALCO, Maria J. (ed.) Feminist interpretations of Mary Wollstonecraft. Pennsylvania State University Press, 1996.

LANGE, Linda. (ed.) Feminist Interpretations of Jean-Jacques Rousseau. Pennsylvania State University Press, 2002.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emile: or on Education. Trad. Allan Bloom. Basic Books, 1979.

WOLLSTONECRAFT, Mary. Oxford World’s Classics - A Vindication of the Rights of Men; A Vindication of the Rights of Woman; An Historical and Moral View of the French Revolution. New York: Oxford University Press, 1993.

___________________. Reivindicação dos Direitos da Mulher. Trad. Ivana Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016.

WOOLF, Virginia. Selected Works of Virginia Woolf. Hertfordshire: Wordsworth Editions, 2005.

_______. Three Guineas. London: The Hogarth Press, 1986.

Downloads

Publicado

2019-02-28