Mary Wollstonecraft e Virginia Woolf: a educação das mulheres e as dicotomias de valores
Palavras-chave:
Educação das Mulheres, Virtudes, Tirania, GuerrasResumo
Apesar de estarem separadas por mais de cem anos de história, é possível identificar uma linha de raciocínio convergente entre Mary Wollstonecraft e Virginia Woolf. Além de ambas terem vivido momentos históricos de grandes conturbações e mudanças no mundo, ambas pensaram sobre as condições sob as quais a educação das mulheres estava submetida, além das causas e consequências relacionadas a essas condições. Fica claro, nos textos A Reivindicação dos Direitos da Mulher de Wollstnecraft e Three Guineas de Woolf, que a educação das mulheres sempre esteve de alguma maneira atrelada à dicotomia entre as esferas da vida pública e privada, à dominação, aos valores e às virtudes defendidas e asseguradas por uma sociedade patriarcal. Além disso, as autoras conseguiram enxergar o modo como a hierarquia entre os gêneros é resultado de construções específicas da masculinidade e da feminilidade e como a dominação masculina, que ocorre na esfera privada, influencia na educação das Mulheres, nas virtudes, na dominação, na tirania, etc., e serve como espelho para a dominação na esfera pública – em outras palavras, para os conflitos que geram as guerras.
Referências
ANDREW, Barbara. The Psychology of Tyranny: Wollstonecraft and Woolf on the Gendered Dimension of War. Hypatia , Vol. 9, No. 2, Feminism and Peace (Spring, 1994), pp. 85-101 Disponível em: < http://www.jstor.org/stable/3810171>
FALCO, Maria J. (ed.) Feminist interpretations of Mary Wollstonecraft. Pennsylvania State University Press, 1996.
LANGE, Linda. (ed.) Feminist Interpretations of Jean-Jacques Rousseau. Pennsylvania State University Press, 2002.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emile: or on Education. Trad. Allan Bloom. Basic Books, 1979.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Oxford World’s Classics - A Vindication of the Rights of Men; A Vindication of the Rights of Woman; An Historical and Moral View of the French Revolution. New York: Oxford University Press, 1993.
___________________. Reivindicação dos Direitos da Mulher. Trad. Ivana Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016.
WOOLF, Virginia. Selected Works of Virginia Woolf. Hertfordshire: Wordsworth Editions, 2005.
_______. Three Guineas. London: The Hogarth Press, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).