A verdade entre a retórica e a reminiscência no Fedro de Platão
Palavras-chave:
Verdade. Retórica. Reminiscência. Discurso. DiálogoResumo
A partir do Fedro, o artigo busca expor a incompatibilidade de relacionar verdade e retórica. Para tal, estabeleço uma confrontação entre o diálogo que busca a verdade, por meio da reminiscência e da dialética, e o discurso retórico que, por não contemplar a verdade, pode apenas exprimir e se manter na mutabilidade contínua e permanente da dóxa. Abordarei as seguintes perspectivas: a reminiscência produz um discurso que remonta a verdades originárias da alma, porque voltadas à sua condição pré-natal e divina; a retórica como produtora de um discurso necessariamente enganoso ou ilusório, porque se vale da passividade da alma ignorante da multidão e a perpetua.
Referências
ASMIS, E. Psychagogia in Plato’s Phaedrus. Illinois Classical Studies, Illinois, v. 1, n. 11, p. 153-172. 1986.
BERNARDETE, S. The Rhetoric of Morality and Philosophy: Plato's Gorgias and Phaedrus. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.
BURGER, R. Plato's Phaedrus: A Defense of a Philosophic Art of Writing. Alabama: University of Alabama Press, 1980.
CASERTANO, G. Paradigmas da verdade em Platão. Trad. M. G. Pina. São Paulo: Loyola, 2010.
COELHO, V. E. Éros em perspectiva: refutação e filosofia no Fedro de Platão. Nuntius Antiquus, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 69-89, 2016.
DIXSAUT, M. “Refutação e dialética”. In: MARQUES, M. P. (org.) “Refutação”. Introdução e tradução de J. S. Mafra. Belo Horizonte: Paulus, 2012. p. 55-86.
FERRARI, G. R. F. Listening to the cicadas. A Study of Plato’s Phaedrus. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
GOLDSCHMIDT, V. Os Diálogos de Platão: estrutura e método dialético. São Paulo: Loyola, 2002.
GRISWOLD, C. L. Self-knowledge in Plato’s Phaedrus. New Haven: Yale University Press, 1986.
MCCOY, M. Plato on the Rhetoric of Philosophers and Sophists. New York: Cambridge University Press, 2008.
MOORE, C. Deception and knowledge in the Phaedrus. Ancient Philosophy, Oxford, v. 33, p. 97-110, 2013.
NICHOLS, M. P. Socrates on Friendship and Community: Reflections on Plato’s Symposium, Phaedrus, and Lysis. New York: Cambridge University Press, 2009.
PLATÃO. Fedro. Trad. José Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 1997.
RACHID, R. J. R. A invenção platônica da dialética. 2008. 200 f. Tese (Doutorado em Letras - Letras Clássicas) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.
ROBIN, L. Phèdre. In: Platon: Oeuvres completes. Vol. Ill, Pt. 3. Paris: Collection des Universites de France, 1933.
TRABATTONI, Franco. Platão. Sâo Paulo: Annablume, 2010. (Coleção Archai: as origens do pensamento ocidental, 2).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Hedgar Lopes Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).