O pensamento lésbico e a teoria queer: Wittig, Rubin e Rich
Palavras-chave:
Filosofia, Feminismo, Teoria queer, lesbianismoResumo
RESUMO: Este artigo visa refletir sobre o pensamento lésbico, principalmente, da década de 1980. Trata-se, também, de salientar sutilmente algumas relações do pensamento lésbico com a teoria queer, surgida na década de 1990. As três autoras escolhidas para esta reflexão são: Monique Wittig, Gayle Rubin e Adrienne Rich. De cada uma destas pensadoras enfatizamos a particularidade de um conceito – respectivamente: heteronormatividade, sistema sexo-gênero, existência lésbica –, e como plano de fundo geral temos à crítica ao pensamento heteronormativo.
Referências
Castelo Branco, Guilherme. Michel Foucault: filosofia e biopolítica. Belo horizonte: Autêntica, 2015.
Castro, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
De oliveira leão, Juraci Andrade. Escrita, corpo e ação: a poética e a política de adrienne rich. 2007. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais.
Deleuze, Gilles; Guattari, Félix. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010.
Foucault, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: WMF. 2010.
Leopoldo, Rafael. Teoria queer e micropolítica: questões para o ensino médio. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017.
Lessa, Patrícia. O feminismo-lesbiano em Monique Wittig. Revista Ártemis, n. 7, 2007.
Miskolci, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
Rich, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, 2012.
Rubin, Gayle. O tráfico de mulheres: notas sobre a “economia política” do sexo; tradução Christine Rufino Dabat, Edileusa Oliveira da Rocha e Sonia Corrêa. Edição SOS Corpo: Recife, 1993.
Rubin, Gayle. Thinking sex: Notes for a radical theory of the politics of sexuality. Social perspectives in Lesbian and Gay Studies; A reader, p. 100-133, 1984.
Sáez, Javier. Teoría queer y psicoanálisis. Espanha: Síntesis, 2004.
Wittig, Monique. El pensamiento heterosexual. Trad. Javier Sáez e Paco Vidarte. Madri: Egales, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).