Intuição e inteligência crítica bergsoniana à linguagem metafísica tradicional
Palavras-chave:
BERGSON, LINGUAGEM, INTELIGÊNCIA, METAFÍSICA, INTUIÇÃO.Resumo
Intuição e inteligência são dois conceitos essenciais que, de alguma forma, norteiam a obra de Henri Bergson. A intuição consiste num método preciso à filosofia, uma vez que abre acesso à realidade em sua essência. A inteligência, por sua natureza, se contenta em contornar um objeto, sem perceber como ele realmente é. Disso resulta a crítica do pensador francês à metafísica tradicional por não abordar as verdadeiras questões que tangem a realidade, fundando, assim, um conhecimento superficial acerca da natureza da intuição e da inteligência no processo do conhecimento. Com a intuição, Bergson, busca conduzir a ciência e a filosofia para o que há de mais vivo e real, isto é, a realidade tal como ela é.
Referências
BERGSON, Henri. A evolução criadora. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
_____. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Tradução de João S. Gama. Lisboa: Edições 70, 1988.
_____. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MARTINS, Diamantino. Bergson: a intuição como método na metafísica. Porto, Livraria Tavares Martins, 1946.
CARDOSO, Ricardo. O conceito de metafísica no pensamento de Henri Bergson. Braga, Universidade Católica Portuguesa, 1993.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.
PINTO, Tarcísio J. Santos. “A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional: repercussões epistemológicas, éticas e educacionais”. In. Revista Poiésis, USC: Biopolítica, Educação e Filosofia, p. 39-52.
ROSSETTI, Regina. Movimento e totalidade em Bergson: a essência imanente da realidade movente. São Paulo: Edusp, 2004. (Ensaio da Cultura; 25).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).