O acontecimento da arte e a hermenêutica filosófica
Palavras-chave:
Arte, Hermenêutica, Experiência, Compreensão, LinguagemResumo
O presente texto, divido em quatro partes, visa responder algumas questões em torno do acontecimento da arte, sua experiência e compreensão. No primeiro tópico se encontra o desenvolvimento de um breve ensaio a respeito do espetáculo de dança contemporânea Fole, o qual é tomado como exemplar para incitar o pensamento ontológico a respeito da arte. O segundo tópico trata de mostrar ao leitor o horizonte de investigação do texto, o qual se situa em uma compreensão hermenêutica acerca das obras de arte – essas concebidas enquanto dimensão constituinte do humano. No terceiro tópico se torna explícito um modo de compreender Hans-Georg Gadamer no que diz respeito à experiência hermenêutica da arte e à compreensão do acontecimento que uma obra instaura. Já o último tópico busca esclarecer a noção de linguagem na perspectiva gadameriana da compreensão. Com isso, espera-se contribuir com a explicitação ontológica do acontecimento artístico que, irredutível à linguagem falada ou escrita, seduz e interpela, fazendo-nos buscar nas palavras o seu sentido.
Palavras-chave: Arte; hermenêutica; experiência; compreensão; linguagem.
The event of art and philosophical hermeneutics
Abstract: This article is divided into four parts and aims to answer some questions around the art event. On the first topic is the development of a short essay about the contemporary dance Fole, which is taken as an example to incite the ontological thinking about art. The second topic shows the research horizon of the text, a hermeneutic understanding of art works, which are designed as a constituent dimension of the human. The third topic makes explicit a way of understanding some concepts of Hans-Georg Gadamer as the hermeneutics experience of art and the understanding of the event that a work establishes. The last topic seeks to clarify the notion of language in Gadamer's perspective. In this way, we hope to contribute to the ontological explanation of the artistic event, which is irreducible to the spoken or written language but seduces and interpellates those who experience it, making them seek in the words the meaning of this experience.
Keywords: Art; hermeneutics; experience; understanding; language.
Referências
BRAIDA, C. B. A forma e o sentido da frase “Isso é arte”. In: Braida C. B.; Drucker, C.; Barboza, J. (orgs) , Café filosófico: estética e filosofia da arte. Florianópolis: Ed. Ufsc, 2014. p. 23-56.
GADAMER, H. G. Arte y Verdad de la Palabra. Barcelona: Paidós, 1993.
______. Hermenêutica da Obra de Arte. São Paulo: Martins Fontes, São Paulo, 2010.
______. The Gadamer Reader: A Bouquet of the Later Writings. Editado por Richard Palmer (traduzido do alemão para o inglês). Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2007.
______. Verdad y método I. Octava edición. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1999.
______. Verdade e método II: Complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Parte I, II. Petrópolis: Vozes, 1988.
JÚNIOR, A. F. S. Estética e hermenêutica: A arte como declaração de verdade em Gadamer. USP (Tese de Doutorado): São Paulo, 2005.
KANT, I. Crítica da Faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
MOURA, M. Fole. Dança contemporânea, 2012-2014. Ficha técnica no link <http://vimeo.com/80698230> Acesso em 16/08/2014.
PALMER, R. E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1999.
ROHDEN, L. Hermenêutica Filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. 1 ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).