O acontecimento da arte e a hermenêutica filosófica

Autores

  • Gabriela Miranda Zabeu Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arte, Hermenêutica, Experiência, Compreensão, Linguagem

Resumo

O presente texto, divido em quatro partes, visa responder algumas questões em torno do acontecimento da arte, sua experiência e compreensão. No primeiro tópico se encontra o desenvolvimento de um breve ensaio a respeito do espetáculo de dança contemporânea Fole, o qual é tomado como exemplar para incitar o pensamento ontológico a respeito da arte. O segundo tópico trata de mostrar ao leitor o horizonte de investigação do texto, o qual se situa em uma compreensão hermenêutica acerca das obras de arte – essas concebidas enquanto dimensão constituinte do humano. No terceiro tópico se torna explícito um modo de compreender Hans-Georg Gadamer no que diz respeito à experiência hermenêutica da arte e à compreensão do acontecimento que uma obra instaura. Já o último tópico busca esclarecer a noção de linguagem na perspectiva gadameriana da compreensão. Com isso, espera-se contribuir com a explicitação ontológica do acontecimento artístico que, irredutível à linguagem falada ou escrita, seduz e interpela, fazendo-nos buscar nas palavras o seu sentido.

Palavras-chave: Arte; hermenêutica; experiência; compreensão; linguagem.

The event of art and philosophical hermeneutics

Abstract: This article is divided into four parts and aims to answer some questions around the art event. On the first topic is the development of a short essay about the contemporary dance Fole, which is taken as an example to incite the ontological thinking about art. The second topic shows the research horizon of the text, a hermeneutic understanding of art works, which are designed as a constituent dimension of the human. The third topic makes explicit a way of understanding some concepts of Hans-Georg Gadamer as the hermeneutics experience of art and the understanding of the event that a work establishes. The last topic seeks to clarify the notion of language in Gadamer's perspective. In this way, we hope to contribute to the ontological explanation of the artistic event, which is irreducible to the spoken or written language but seduces and interpellates those who experience it, making them seek in the words the meaning of this experience.

Keywords: Art; hermeneutics; experience; understanding; language.

Biografia do Autor

Gabriela Miranda Zabeu, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso doutorado em filosfia, ontologia/filosofia da educação, na UFSC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5039072810703935

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Publicado

2016-07-11

Edição

Seção

Artigos