A coragem de um “sujeito ético”: o uso da parresía e da virtude da probidade intelectual em M. Foucault e F. Nietzsche

Autores

  • Sergio Fernando Maciel Corrêa 1) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. 2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Palavras-chave:

Genealogia, Sujeito, Ética, Virtude, Parresía.

Resumo

Este artigo discute o conceito de Parresía nos textos mais recentes da Obra de Michel Foucault.  Ele também debate a possibilidade de uma virtude na Obra tardia de Friedrich Nietzsche. A nossa hipótese é a de que há um elemento que une a Parresía e a Probidade Intelectual: a coragem. Coragem para enunciar atos de fala que trazem mais efeitos ao locutor do que para o interlocutor e coragem para aceitar as premissas e conclusões das próprias teorias filosóficas. Por isso, postulamos a possibilidade de um novo “tipo” de sujeito ético, cuja coragem é uma virtude por excelência. 

Biografia do Autor

Sergio Fernando Maciel Corrêa, 1) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. 2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Professor da Carreira EBTT no IF-SUL, Instituto Federal Catarinense - Campus Videira, SC. Tem experiência na área de Ética, Filosofia Política e Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Atuou como professor de Filosofia no Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Santa Catarina entre 2007 e 2011. Possui licenciatura plena em filosofia. É especialista em Gestão Escolar. Membro do Grupo de Estudos Nietzsche - UFPel: GENPel. Mestre em filosofia na área de concentração ética e filosofia política pela Universidade Federal de Pelotas com ênfase na pesquisa de correntes filosóficas que buscam pela crítica da Moral. Atualmente é doutorando pela Unisinos.

Referências

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Digitale Kritische Gesamtausgabe Von Nietzsches Werken und Briefen (eKGWB). Organizada por Paolo D´Iorio e publicada pela Nietzsche Source. Edição eletrônica disponível em: http://www.nietzschesource.org/#eKGWB.

_________________________. Além do Bem e do Mal: prelúdio a uma filosofia do futuro (Trad.: Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_________________________. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. (Trad.: Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

_________________________. Genealogia da Moral: uma polêmica (Trad.: Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

_________________________. O Anticristo: maldição ao cristianismo & Ditirambos de Dionísio. (Trad.: Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Textos e Obras de Foucault:

FOUCAULT, Michael. A Hermenêutica do Sujeito. 3ª ed. Curso dado no Collège de France (1981-1982). (Trad.: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail) São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

__________________. L’Hermeneutique du sujet. Cours au Collège de France, 1981-1982. Paris: Seuil, 2001.

__________________. Foucault. In.: Ditos e Escritos Vol. V: ética, sexualidade, política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006a.

__________________. Genealogia e Poder. In.: Microfísica do Poder. 22ª ed. (Trad.: Roberto Machado). Rio de Janeiro: Graal, 2006b.

__________________. História da Sexualidade vol. II: o uso dos prazeres. 13ª ed. (Trad.: Maria Thereza da Costa Albuquerque) Rio de Janeiro: Graal, 2010b.

__________________. Histoire de la sexualité II: L’usage des plaisirs. Paris: Gallimard,1984

__________________.O governo de si e dos Outros. curso dado no Collège de France (1982-1983). (Trad.: Eduardo Brandão). São Paulo: Martins Fontes, 2010c.

_________________. Le gouvernement de soi et des autres. Cours au Collège de France, 1982-1983. Paris: Gallimard/Seuil, 2008.

_________________. O sujeito e o Poder. In.: DREYFUS, H., RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2ª ed. (Trad.: Vera Porto Carrero e Gilda Gomes Carneiro) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013, pp. 273-295.

Obras e comentários sobre Nietzsche e Foucault:

ARALDI, Clademir luís. As paixões transmutadas em virtudes. Acerca de um dilema no pensamento ético de Nietzsche. In.: Dissertatio. Pelotas, nº.33, pp. 227-244, inverno de 2011.

CANDIOTTO, Cesar. Foucault e a Crítica da Verdade. Curitiba: Champangnat, 2010.

GIACOIA-JUNIOR, Osvaldo. Nietzsche X Kant: uma disputa permanente a respeito da liberdade, autonomia e dever. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; São Paulo: Casa do Saber, 2012.

OTTONI, Paulo. John Langshaw Austin e a Visão Performativa da Linguagem. Delta, São Paulo, nº 18, vol. 1, pp. 117-143, 2002.

Downloads

Publicado

2018-08-27