Fé, objetividade e história no pensamento de Kierkegaard
Palavras-chave:
História, Verdade, Objetividade, Cristianismo.Resumo
O presente artigo procura discutir a crítica feita por Søren Kierkegaard ao uso do histórico-objetivo como fundamento para a verdade do cristianismo. Seguindo o esboço traçado por Johannes Climacus, pseudônimo kierkegaardiano que assina o Pós-escrito, serão analisados neste ensaio os principais fundamentos alvos da refutação kierkegaardiana, a saber, a Bíblia, a Igreja e a permanência do cristianismo através dos séculos. Embora o foco da seja o Pós-escrito, serão consideradas outras obras do autor dinamarquês nas quais a ideia de um cristianismo objetivo é colocada em xeque. A exemplo das Migalhas filosóficas, assinada pelo mesmo pseudônimo referido acima.
Downloads
Publicado
2015-12-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).