Fé, objetividade e história no pensamento de Kierkegaard

Autores

  • Jose da Cruz Lopes Marques Universidade Federal do Ceará
  • Evanildo Costeski Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

História, Verdade, Objetividade, Cristianismo.

Resumo

O presente artigo procura discutir a crítica feita por Søren Kierkegaard ao uso do histórico-objetivo como fundamento para a verdade do cristianismo. Seguindo o esboço traçado por Johannes Climacus, pseudônimo kierkegaardiano que assina o Pós-escrito, serão analisados neste ensaio os principais fundamentos alvos da refutação kierkegaardiana, a saber, a Bíblia, a Igreja e a permanência do cristianismo através dos séculos. Embora o foco da seja o Pós-escrito, serão consideradas outras obras do autor dinamarquês nas quais a ideia de um cristianismo objetivo é colocada em xeque. A exemplo das Migalhas filosóficas, assinada pelo mesmo pseudônimo referido acima.

Biografia do Autor

  • Jose da Cruz Lopes Marques, Universidade Federal do Ceará

    Sou formado em Teologia e Filosofia com Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri), atualmente cursando o Mestrado em Filosofia pela UFC. Atua como professor efetivo de Filosofia na rede pública do estado do Ceará e como professor visitante na Faculdade Batista do Cariri (FBC). Autor dos livros Diário de sonhos do Doutor Satírico (All Print) e Cultivando a reciprocidade (EBR).

    Este trabalho foi feito em co autoria com meu orientador, Dr, Evanildo Costeski, professor do PPG em filosofia da UFC.

  • Evanildo Costeski, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Artigos