Weitz, Danto e a definição de arte
Palavras-chave:
Definição, Estética, Filosofia Analítica, Mundo da Arte, Wittgenstein.Resumo
Morris Weitz afirma que a maior preocupação da teoria estética sempre foi determinar a natureza da arte e formulá-la através de uma definição. Percebendo a falta de consenso teórico quanto às propriedades intrínsecas à natureza da arte, o autor defende que é logicamente impossível estabelecer o conjunto de propriedades que define a arte corretamente porque ela é um campo aberto, que se recria constantemente. Arthur Danto conhece a argumentação weitziana a respeito da impossibilidade de definir a arte, não obstante, assume os riscos da tarefa.
Referências
CHATEAU, D. La Question de la question de l'art: note sur l'esthétique analytique (Danto, Goodman et quelques autres). Saint-Denis: Presses universitaires de Vincennes, 1994.
DANTO, Arthur. O mundo da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Artefilosofia. n 1. UFOP. 2006.
_____________. Após o fim da arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História.
Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
_____________. A Transfiguração do lugar comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
_____________. O descredenciamento filosófico da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
DICKIE, G. Art and Value. Blackwell Publishers, 2001.
JIMENEZ, M. Qu'est-ce que l'esthétique? Paris: Gallimard, 1997.
RAMME, N. “A estética na filosofia da arte de Arthur Danto”. Artefilosofia. n 5. UFOP. 2008.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Ed. Nova Cultural. (Col. Os Pensadores), 2000.
WEITZ, M. O papel da teoria na estética. Tradução de Célia Teixeira. Artigo originalmente publicado em The Journal of Aesthetics and Art Criticism, XV (1956), 27-35.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).