Dossiê: Dependência Epistêmica, 40 anos depois

2024-04-01

Chamada para o dossiê: Dependência Epistêmica, 40 anos depois

 

A Revista Peri (Qualis A4), vinculada ao Programa de Pós-graduação de Filosofia da UFSC, está com chamada aberta para o Dossiê: Dependência Epistêmica, 40 anos depois, cuja previsão de publicação é Janeiro de 2025. Portanto, é com satisfação que o corpo editorial da revista, em conjunto com nossos editores convidados, Felipe de Matos Müller (UFSC), José Leonardo Ruivo (UEMA/UFMA) e Patrícia Ketzer (PUCRS/UFMA), convidam pesquisadoras/es em geral a submeterem seus artigos até 6 de Junho de 2024.

O dossiê toma como ponto de partida o conceito de dependência epistêmica delineado por John Hardwig em seu artigo de mesmo nome, de 1985. Nesse artigo Hardwig argumenta que a expansão do conhecimento humano está intimamente relacionada a dinâmicas de confiança nos outros, marcando a era da dependência epistêmica. Tal era, contudo, exigiria uma revolução na epistemologia, tradicionalmente marcada por um individualismo excessivo, de herança moderna. O trabalho de Hardwig inaugura, por um lado, uma investigação epistemológica sobre o fenômeno comum, mas surpreendentemente negligenciado, de confiarmos no testemunho de outras pessoas, e, ao mesmo tempo em que, coloca em evidência a necessidade de um tratamento epistemológico sobre as dinâmicas de confiança em autoridades.

Quarenta anos após tal artigo seminal, a Epistemologia Social tornou-se um campo bem delineado, investigando ambos os fenômenos de maneira sistemática e ampla. Além de recebermos textos que discutam criticamente os argumentos de Hardwig, serão bem-vindos artigos sobre conceitos e problemas que gravitam em torno do conceito de dependência epistêmica, epistemologia do testemunho e/ou da epistemologia da expertise. 

Dessa forma, pretendemos que o Dossiê: Dependência Epistêmica, 40 anos depois traga contribuições que contemplem diversos temas e problemas da epistemologia analítica contemporânea.

 

Diretrizes para submissão: 

Serão aceitos artigos cujas/os autoras/es façam parte de algum programa de pós-graduação ou já tenham concluído o mestrado ou o doutorado. Também serão aceitos artigos com mais de um autor/a, com a exigência de que um/a delas/es esteja em um programa de pós-graduação ou tenha concluído o mestrado ou o doutorado.

A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Além disso, os manuscritos devem obedecer às diretrizes para autoras/es disponíveis em nosso site, link abaixo:

 

https://drive.google.com/file/d/12mYIOMhUIXULG6I0IA64haz28WSGkNBM/view

 

Prazo para submissão: 6 de Junho de 2024.

 

Felipe de Matos Müller (UFSC)

Leonardo Ruivo (UEMA/UFMA)

Patrícia Ketzer (PUCRS/UFMA