Proposta de adequação do processo de inspeção com base nos conceitos do lean manufacturing: estudo de caso em um fabricante de equipamentos agrícolas

Fernanda Pereira Lopes Carelli, Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Larissa Maynara Rôa

Abstract


Este artigo apresenta o sistema de inspeção de uma empresa de grande porte, fabricante de produtos agrícolas. A proposta é sugerir melhorias nos processos de inspeção com base na análise dos sete desperdícios, da visão Lean. O artigo classifica-se como um estudo de caso exploratório, em que para coletar os dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa de campo, observação e entrevista com o gestor da empresa. A análise dos dados foi qualitativa. Com base nos indicadores de desempenho das inspeções dos produtos, observou-se a oportunidade de uma adequação nos processos industriais e foi sugerido a eliminação de um processo de inspeção chamado de super controle. Constatou-se que este é um processo repetitivo e que gera desperdícios para a empresa, pois trata-se de uma fase de inspeção que não agrega valor ao cliente.  Observa-se que com a aplicação de ajustes no seu sistema produtivo e o fortalecimento de práticas lean como a ferramenta poka yoke, treinamentos para a equipe e estímulo a produção puxada esta adequação pode ser realizada dentro da empresa.

Keywords


Inspeção. Sete Desperdícios. Lean Manufacturing.

References


BORCHARDT, Miriam. Diretrizes para a implementação dos princípios da mentalidade enxuta: O caso das empresas de transporte coletivo rodoviário urbano. Tese de doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. 295p. Florianópolis, Santa Catarina. 2005. Disponível em: http:// . Acesso em: 05 de abr.2016.

CAMPOS, V.F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG. 1992.

CORRÊA, H. L; CORRÊA, C.A. Administração de Produção e Operações: uma abordagem estratégica. 2. Ed. 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

DEMING, W.E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.

DENNIS, Pascal. Produção Lean Simplificada: Um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo. Tradução: Rosalia Angelita Neumann Garcia. – Porto Alegre: Bookman, 2008.

FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Publicação Panorama Industrial do Paraná, Curitiba, Sistema FIEP Observatórios Sesi/Senai/IEL, 2015.

FUNDAMENTOS da Qualidade, 2009. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2016.

INSPEÇÃO da Qualidade, 2010. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2016.

LIKER, Jeffrey K. O modelo Toyota, 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Tradução Lene Belon Ribeiro, revisão Marcelo Klippel. Porto Alegre: Bookman, 2005.

_______________ Modelo Toyota: manual de aplicação / Jeffrey K. Liker, David Meier; tradução Lene Belon Ribeiro. – Porto Alegre: Bookman, 2007.

LONGO, R. M. J. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. In: SEMINÁRIO GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: em busca da

excelência. Anais... Brasília: IPEA, 1996.

MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a Administração. São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, O. J. et al. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

OHNO, T. Sistema Toyota de Produção - Além da Produção em Larga Escala, Porto Alegre, Editora Bookman, 1997

_______________ Toyota Production System: Beyond Large-Scale Production. Portland, OR: Productivity Press, 1988.

PEINADO, Jurandir & GRAEML, A. Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

PALADINI, Edson. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

______________ Avaliação Estratégica da Qualidade. São Pauo: Atlas, 2002

PAVANI JÚNIOR, Orlando; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e gestão por processos – BPM. Gestão orientada à entrega por meio de objetos. Metodologia GAUSS. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2011.

SHINGO, S. A Study of the Toyota Production System fom an Industrial Engineering Viewpoint. [S.I.]: Productivity Press 1981.

Smalley, Art. Conectando a Montagem aos Processos em Lotes através de Sistemas Puxados Básicos. Lean Institue Brasil. Artigo disponível em http://www.lean.org.br, 2005. Acessado em: 06 ab. 2016.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Sistemas de Produção: A Produtividade No Chão de Fábrica. São Paulo: Atlas, 1999.

WEBER, Austin. Estação de Trabalho Lean: Organizada para a Produtividade. Lean Institue Brasil. Artigo disponível em http://www.lean.org.br, 2005. Acessado em: 06 abr. 2016.

WOMACK, J. P., JONES, Daniel T. A Mentalidade enxuta nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

______________________. A Máquina que Mudou o Mundo. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus Ltda, 2004


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


_________________________________________________________

Licença Creative Commons
This journal is licenced under a Creative Commons LicenseCreative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Contact: lean@contato.ufsc.br
Tel: +554837217062

EPS - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

CTC - Centro Tecnológico

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Caixa Postal 476 - Campus Universitário - Trindade