Proposta de adequação do processo de inspeção com base nos conceitos do lean manufacturing: estudo de caso em um fabricante de equipamentos agrícolas

Authors

  • Fernanda Pereira Lopes Carelli Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://orcid.org/0000-0001-8463-7989
  • Carlos Manuel Taboada Rodriguez Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Larissa Maynara Rôa PUC/PR

Keywords:

Inspeção. Sete Desperdícios. Lean Manufacturing.

Abstract

Este artigo apresenta o sistema de inspeção de uma empresa de grande porte, fabricante de produtos agrícolas. A proposta é sugerir melhorias nos processos de inspeção com base na análise dos sete desperdícios, da visão Lean. O artigo classifica-se como um estudo de caso exploratório, em que para coletar os dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa de campo, observação e entrevista com o gestor da empresa. A análise dos dados foi qualitativa. Com base nos indicadores de desempenho das inspeções dos produtos, observou-se a oportunidade de uma adequação nos processos industriais e foi sugerido a eliminação de um processo de inspeção chamado de super controle. Constatou-se que este é um processo repetitivo e que gera desperdícios para a empresa, pois trata-se de uma fase de inspeção que não agrega valor ao cliente.  Observa-se que com a aplicação de ajustes no seu sistema produtivo e o fortalecimento de práticas lean como a ferramenta poka yoke, treinamentos para a equipe e estímulo a produção puxada esta adequação pode ser realizada dentro da empresa.

Author Biographies

Fernanda Pereira Lopes Carelli, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Coordenadora Técnica de Negócio no Sistema Federação das Industrias do Estado do Paraná - FIEP. Professora da Faculdade da Industria IEL. Consultora na área de gestão da produção. Pesquisadora. Doutoranda do Programa de Engenharia de Produção da UFSC.

Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSC

References

BORCHARDT, Miriam. Diretrizes para a implementação dos princípios da mentalidade enxuta: O caso das empresas de transporte coletivo rodoviário urbano. Tese de doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. 295p. Florianópolis, Santa Catarina. 2005. Disponível em: http:// <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/74645/browse?value=Borchardt%2C+Miriam&type=author>. Acesso em: 05 de abr.2016.

CAMPOS, V.F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG. 1992.

CORRÊA, H. L; CORRÊA, C.A. Administração de Produção e Operações: uma abordagem estratégica. 2. Ed. 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

DEMING, W.E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.

DENNIS, Pascal. Produção Lean Simplificada: Um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo. Tradução: Rosalia Angelita Neumann Garcia. – Porto Alegre: Bookman, 2008.

FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Publicação Panorama Industrial do Paraná, Curitiba, Sistema FIEP Observatórios Sesi/Senai/IEL, 2015.

FUNDAMENTOS da Qualidade, 2009. Disponível em: <http://antigo.qi.com.br/professor/downloads/download8083.ppt/>. Acesso em: 05 abr. 2016.

INSPEÇÃO da Qualidade, 2010. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/gprocessos/.../Insp_da_QUALID_1.pdf/>. Acesso em: 05 abr. 2016.

LIKER, Jeffrey K. O modelo Toyota, 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Tradução Lene Belon Ribeiro, revisão Marcelo Klippel. Porto Alegre: Bookman, 2005.

_______________ Modelo Toyota: manual de aplicação / Jeffrey K. Liker, David Meier; tradução Lene Belon Ribeiro. – Porto Alegre: Bookman, 2007.

LONGO, R. M. J. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. In: SEMINÁRIO GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: em busca da

excelência. Anais... Brasília: IPEA, 1996.

MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a Administração. São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, O. J. et al. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

OHNO, T. Sistema Toyota de Produção - Além da Produção em Larga Escala, Porto Alegre, Editora Bookman, 1997

_______________ Toyota Production System: Beyond Large-Scale Production. Portland, OR: Productivity Press, 1988.

PEINADO, Jurandir & GRAEML, A. Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

PALADINI, Edson. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

______________ Avaliação Estratégica da Qualidade. São Pauo: Atlas, 2002

PAVANI JÚNIOR, Orlando; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e gestão por processos – BPM. Gestão orientada à entrega por meio de objetos. Metodologia GAUSS. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2011.

SHINGO, S. A Study of the Toyota Production System fom an Industrial Engineering Viewpoint. [S.I.]: Productivity Press 1981.

Smalley, Art. Conectando a Montagem aos Processos em Lotes através de Sistemas Puxados Básicos. Lean Institue Brasil. Artigo disponível em http://www.lean.org.br, 2005. Acessado em: 06 ab. 2016.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Sistemas de Produção: A Produtividade No Chão de Fábrica. São Paulo: Atlas, 1999.

WEBER, Austin. Estação de Trabalho Lean: Organizada para a Produtividade. Lean Institue Brasil. Artigo disponível em http://www.lean.org.br, 2005. Acessado em: 06 abr. 2016.

WOMACK, J. P., JONES, Daniel T. A Mentalidade enxuta nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

______________________. A Máquina que Mudou o Mundo. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus Ltda, 2004

Published

2016-07-27

Issue

Section

Artigos