Lean startups: o sistema de produção enxuta como estratégia competitiva

Authors

  • João Benício Straehl de Sousa Universidade de Brasília

Keywords:

Startups Enxutas, Estratégia competitiva, Pivots

Abstract

As lean startups adotam o lean thinking para a condução de seus processos empreendedores. A coordenação do gerenciamento orientada ao cliente por meio do customer development aprimora a margem de sucesso a ser obtido pelas organizações. O presente artigo mediante abordagem qualitativa, descritiva e explanatória, tem por objetivo a classificação dos pivots quanto às estratégias genéricas de Porter. Os pivots são característicos da metodologia lean das startups e possibilitam a alteração de estratégia consoante as necessidades do mercado. Os resultados obtidos mostram que os pivots podem ser interpretados a partir da proposição de Porter.  

References

Associação Brasileira de Startups (ABS). Disponível em: <http://abstartups.com.br> . Acesso em: 04 de jun. 2015.

Blank, S (2005). The four steps to the epiphany: successful strategies for products that win. Estados Unidos: K & S Ranch.

Business Insider (2014). The 9 hottest startups in south america. Revista Eletrônica Business Insider, 2014. Disponível em: <http://www.businessinsider.com/the-9-hottest-startups-in-south-america-2014-7#xmarket-wants-to-be-the-craigslist-meets-amazon-of-brazil-9> Acesso em: 17 mai. 2015

Cauchick, P. A. (2010) et al. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. Rio de Janeiro: Elsevier.

Hiar, A. (2015) Startup: economia criativa. Revista Eletrônica Isto é dinheiro, 2015. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/blogs-e-colunas/post/20150115/startup-economia-criativa/5806.shtml>. Acesso em: 16 mai. 2015.

Kaplan, J. (1995) Startup: uma aventura no Vale do Silício. Tradução de Luiz Chagas. São Paulo: Cultura Editores Associados.

Pequenas Empresas e Grandes Negócios (2015). Startup brasileira é eleita uma das mais promissoras do Vale do Silício. Revista Eletrônica PEGN. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2015/01/startup-brasileira-e-eleita-uma-das-mais-promissoras-do-vale-do-silicio.html>. Acesso em: 17 mai. 2015

Porter, M. (2004) Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga. – 2 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier.

Ries, E. (2009) Startup lessons learned. Disponível em: <http://startuplessonslearned.com> de 16 de dezembro de 2009. Acesso em: 03 jun. 2015.

_______ (2011) The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. Crown Busines New York. 1ª ed. Estados Unidos.

Schonfeld, E. (2015) Don’t be fooled by vanity metrics. Revista Eletrônica Tech Crunch. Julho, 2011. Disponível em: <http://techcrunch.com/2011/07/30/vanity-metrics/>. Acesso em: 05 jun. 2015.

Published

2016-09-08

Issue

Section

Artigos