Kata de melhoria: desenvolvendo habilidades para resolver problemas e aprender de forma sistemática no SESI Santa Catarina: uma aplicação Lean na área de Segurança e Saúde do Trabalho

Carlos Fernando Martins, Arlette Senhorinha Röse, Ana Cláudia de Souza Brognoli, Maria Bernardina Borges Paes e Lima, Rodrigo Barddal

Abstract


O pensamento enxuto (Lean Thinking) tem se propagado além das fronteiras das indústrias, alcançando empresas de serviços de modo geral.  Nessas empresas, os ganhos podem ser ainda maiores se comparados com os obtidos pelas indústrias.  Há inúmeras ferramentas Lean que podem ser aplicadas em serviços seguindo os mesmos princípios das áreas manufatureiras.  Todavia, importar essas ferramentas do mundo fabril é o lado visível do Lean e suas práticas.  Há outro lado menos óbvio que precisa ser compreendido para se obter os verdadeiros benefícios do Lean em médio e longo prazo.  Neste contexto, este artigo tem como objetivo de apresentar uma aplicação de uma sistemática de análise e solução de problemas por meio do kata de melhoria na área de Segurança e Saúde do Trabalho numa unidade do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI-SC) com a finalidade de explorar a aprendizagem da equipe envolvida.  A melhoria da qualidade e redução do tempo de atendimento do exame médico ocupacional, além do desenvolvimento de uma equipe de kaizen, constam como principais resultados desta pesquisa.

Keywords


Lean; Kata; PDCA; saúde.

References


BELL, Steven C. ORZEN, Michael A. TI LEAN, Capacitando e Sustentando sua Transformação Lean. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2013.

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

IMAI, Masaaki. Gemba Kaizen. Uma abordagem de Bom Senso à Estratégia de Melhoria Contínua. Porto Alegre:Bookman, 2014.

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e Devagar: duas formas de se pensar. Rio de janeiro: Objetiva, 2011.

LIKER, Jeffrey K.; DAVID, Meier. O Modelo Toyota: Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007.

MANN, David. Liderança Lean. Ferramentas de Gestão para Sustentar a Cultura Lean. São Paulo: Leopardo Editora LTDA, 2010.

ROTHER, Mike. Toyota kata: gerenciando pessoas para melhoria, adaptabilidade e resultados excepcionais. São Paulo: bookman, 2010.

ROTHER, Mike. Improvement Kata Handbook. Disponível em < http://www-personal.umich.edu/~mrother/Homepage.html> acesso em 02 mar. 2015.

SESI. Disponível em: Acesso em: 26 mai. 2015.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


_________________________________________________________

Licença Creative Commons
This journal is licenced under a Creative Commons LicenseCreative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Contact: lean@contato.ufsc.br
Tel: +554837217062

EPS - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

CTC - Centro Tecnológico

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Caixa Postal 476 - Campus Universitário - Trindade