Implementação do programa 5s no setor de manutenção: um estudo de caso na indústria de embalagens no Brasil

Authors

  • Gleison Hidalgo Martins Faculdade das Industria PR
  • Sonia Ferreira Martins FAE Business School / PR
  • Renata Lincy Ferreira Estudante Instituto Federal do Paraná IFPR.

Keywords:

Programa 5S, Benefícios do 5S, Indústria de Embalagens, 5S na Manutenção.

Abstract

O estudo de caso aborda a implementação da ferramenta 5S no setor de manutenção na “Indústria de Embalagens”, de acordo com a metodologia, o programa esta dividido em cinco etapas. Desta forma segue a primeiro pilar (Seiri) Descarte, o segundo (Seiton) Organização, o terceiro (Seiso) Limpeza, acompanhada do quarto pilar (Seiketsu) Padronização e do quinto (Shitsuke) a Ordem Mantida. A pesquisa caracterizada como estudo de caso em função do caráter prático, mediantes os resultados serem utilizados na solução de problemas trata-se de uma pesquisa exploratória, focada em pequenas amostras, proporcionando uma melhor visão e compreensão dos problemas e busca aprofundar-se nas informações através de referências bibliografias. A pesquisa observou o aprendizado natural absorvido com maturidade pelos colaboradores em relação à mudança cultural diante deste desafio, além dos benefícios tangíveis mensurados na implementação da ferramenta 5S, foram observados os benefícios intangíveis. Tais como: os comportamentais e os organizacionais.

 

Author Biographies

Gleison Hidalgo Martins, Faculdade das Industria PR

Graduado em Administração de Empresa Gestão Industrial pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática - SPEI em 2007. Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade do Paraná - UFPR em 2012. MBA em Gestão de Projetos, pela Faculdade da Indústria SENAI/Curitiba (2015). Certificação LEAN pela escola Gemba Training. Profissional da administração com experiência em gestão de projetos, desenvolvimento do produto, projetos de embalagens, sistemas de produção atuando em temas de produção enxuta e melhoria contínua.

Sonia Ferreira Martins, FAE Business School / PR

Graduada em Administração de Empresa pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática - SPEI em 2008. Especialista em Marketing Digital Pela FAE Business School em 2014. 
Quatro anos de experiência na área de Marketing Digital com atuação em Gestão de Vendas, Canais, Mídia e Campanhas em uma companhia de grande porte da construção civil em Curitiba. 
Atuou dois anos e meio com atendimento a cliente internos, elaboração de contratos de vendas de imóveis, controle de estoque dos empreendimentos que a imobiliária vende, suporte ao financeiro com emissão de cálculo de comissão com ordem de pagamento, emissão de promissórias e emissão de relatórios de vendas.

Renata Lincy Ferreira, Estudante Instituto Federal do Paraná IFPR.


Estudante do Ensino médio no curso de Técnico de Administração no Instituto Federal do Paraná IFPR. Integra o grupo do curso de teatro voltado pra o desenvolvimento pessoal no (IFPR) e cursa Inglês numa instituição particular de ensino.

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Published

2016-06-01

Issue

Section

Artigos