Abordagem do Lean Office aplicada em um caso prático

Authors

  • Cristiano Roos Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Gonçalves Pagnossin Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Lean Office, Lead Time, Caso Prático.

Abstract

O problema de pesquisa deste trabalho é de origem prática e refere-se aos atrasos no encaminhamento de informações técnicas a clientes de uma organização prestadora de serviços, no caso, uma distribuidora de combustíveis. O objetivo aqui é alcançar a redução e a eliminação de desperdícios no fluxo de valor de informações e conhecimentos. Como método de pesquisa tem-se uma pesquisa-ação. Uma investigação detalhada do problema prático viabilizou a utilização da abordagem do Lean Office proposta por Tapping, Shuker e Shuker. A abordagem foi implementada no caso prático estudado e obteve-se, como principais melhorias, a redução do tempo de atravessamento (lead time) e o aumento da porcentagem de completeza e de precisão (complete and accurate percentage). O efeito prático destas melhorias foi confirmado com resultados obtidos após a implementação: os dados mostram que o problema prático foi solucionado, no caso, os clientes não tiveram mais problemas de atrasos na entrega das informações técnicas relacionadas aos combustíveis. Deste modo, concluiu-se que a abordagem proposta por Tapping, Shuker e Shuker viabilizou a redução e a eliminação de desperdícios no fluxo de valor de informações e conhecimentos no processo de negócio em questão.

Author Biographies

Cristiano Roos, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro de Produção, Especialista em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor em Engenharia de Produção e Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Maria.

Lucas Gonçalves Pagnossin, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Graduação do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria.

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Published

2016-02-23

Issue

Section

Artigos