Educação de Adultos como estratégia para o desenvolvimento comunitário

Autores

  • João Francisco de Carvalho choe

Resumo

A presente pesquisa tem como objectivo analisar o papel de Educação de Adultos como estratégia para Desenvolvimento Comunitário, é um Estudo de caso realizado no bairro 16 de junho – Província de Manica cidade de Chimoio em Moçambique. Relativamente à metodologia, o estudo optou pela abordagem qualitativa e o processo de amostragem foi a amostragem não-probabilística intencional, tendo sido entrevistadas onze participantes. A recolha de dados baseou-se na pesquisa bibliográfica e nas entrevistas semi-estruturadas. Os resultados do estudo, entre outros aspectos, indicam que para a melhoria das actividades de Educação de Adulto no bairro 16 de junho é necessário que se aposte na sua divulgação entre os membros da comunidade para que se possa aumentar a sua visibilidade e incrementar-se o número de participantes. Do ponto de vista pedagógico é necessário que se promovam capacitações dos alfabetizadores/formadores e se actualizem os programas para melhor responderem às necessidades dos jovens e adultos, de acordo com o seu contexto e igualmente é necessário que se aloquem os materiais de ensino e aprendizagem para uma maior qualidade das aprendizagens.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS