Algumas categorias úteis para pensar a territorialidade da Serra Catarinense

Autores

  • Prof. Dr. Geraldo A Locks

Resumo

No desenvolvimento do Projeto Educação do Campo: novas práticas realizado com gestores, professores, organizações e movimentos sociais envolvidos com a educação do campo na serra catarinense a partir de 2009, surgiu entre outras demandas a necessidade de se elaborar material didático a ser utilizado nas escolas do campo. Dentre muitas temáticas apontadas, uma delas foi a "identidade sóciocultural". Ou seja, privilegiar no processo de ensino aprendizagem do campo o estudo em torno do modo como a população da serra catarinense ao longo de sua história tem construído o seu retrato ou seu jeito de produzir sua existência e seu modo de viver. Assim, a escola do campo estaria enfrentando o desafio de realizar uma educação contextualizada, ao mesmo tempo, construindo conhecimentos significativos relacionados com as características do local, do regional e do global, com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos com a educação do campo.

Este texto se propõe a refletir sobre elementos que apontam para o retrato da serra catarinense constituindo-se em um material paradidático a ser utilizado pelos sujeitos que realizam a educação do campo — gestores, professores, alunos e a comunidade do entorno da escola. Para cumprir este objetivo o texto inicia com a apresentação de três ferramentas que podem ser úteis na realização deste trabalho: identidade, cultura e território. Depois reflete sobre quatro aspectos que, do ponto de vista antropológico, devem ser considerados quando se desenha a identidade sociocultural da população de uma região, colocando em cena a serra catarinense.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Geraldo A Locks

Dr. em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.  (26 de fevereiro de 1953  - 15 de outubro de 2022)

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS