Movimento de agricultura urbana: estudo de caso da horta comunitária do Muquém, Florianópolis/SC

Autores

Resumo

Este estudo se propõe a apresentar e analisar a Horta Comunitária do Muquém (HCM), localizada no distrito de São João do Rio Vermelho, na cidade de Florianópolis/SC. Para isso, busca-se mostrar, através da revisão de literatura, o processo histórico que conduziu à materialização da referida horta e apresentar e refletir sobre as transformações socioespaciais promovidas pelas atividades da horta. A HCM surgiu em 2020, fruto da mobilização social, como uma alternativa para o agravamento da insegurança alimentar com a pandemia de COVID-19. Em pouco mais de um ano de existência, a HCM contribuiu com mudanças significativas na paisagem e no contexto social local, realizando a produção e distribuição de alimentos agroecológicos e a compostagem de resíduos orgânicos. Os resultados apontam que a HCM contribui para uma ocupação mais democrática da cidade, a promoção do convívio coletivo e da sustentabilidade no contexto urbano.

Biografia do Autor

Vanessa Staldoni de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra pelo PPG em Ciências-Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná. Doutora pelo PPG em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Permacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de fitoquímica, ecotoxicologia, agricutura urbana e no ensino de ciências no ensino básico. 

Referências

ALBERTIN, R.M. et al. Hortas Urbanas De Maringá (Pr): Estudo Socioeconômico dos Produtores e Perceptivo dos Transeuntes. Boletim de Geografia, v. 34, n. 2, p. 98-115, 2016.

CARUSO, J.P.L. Interditos Matrimoniais: os contextos da fuga no Rio Vermelho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CEPAGRO: Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo. V Encontro Municipal de Agricultura Urbana Debate: Que Projeto de Cidade Queremos? (2019). Disponível em: https://cepagroagroecologia.wordpress.com/2019/11/13/v-encontro-municipal-de-agricultura-urbana-debate-que-projeto-de-cidade-queremos/ Acesso em: 16 fev. 2022.

FREITAS, M.M. Relato Pessoal e Vivência Autogestionada e Agroecológica na Horta Comunitária do Muquém num Contexto de Pandemia (2021). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zHe_g_RxivuEBJOuM8TNg2LjpgjoQXuc/view Acesso em: 13 nov. 2021.

IPUF: Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Atlas do Município de Florianópolis (2004). Disponível em: https://parquemunicipalmacicodacosteira.files.wordpress.com/2010/05/atlas_ipuf.pdf Acesso em: 05 fev. 2022.

KLÖCKNER, L.M.; DE OLIVEIRA, T.D. Hortas Urbanas e Periurbanas: Contribuições para o Desenvolvimento de um Espaço Urbano Sustentável. Revista Amor Mundi, v. 1, n. 1, p. 53-61, 2020.

NAGIB, G.; GIACCHÈ, G. A vida cotidiana das hortas comunitárias: caso de Rennes (França) e São Paulo (Brasil). Estudos Avançados, v. 35, n. 101, p. 241-256, 2021.

SANTOS, M.; MACHADO, M.C.M. Agricultura Urbana e Periurbana: Segurança Alimentar e Nutricional, comportamento alimentar e transformações sociais em uma horta comunitária. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 7, p. 1-20, 2020.

SCHAPPO, S. Fome e insegurança alimentar em tempos de pandemia da COVID-19. Ser Social, v. 23, n. 48, p. 28-52, 2021.

ZANATTA, L.C.; RAMAGE, L. Monitoramento da Intrusão Salina no Aquífero Ingleses – Florianópolis, SC. Águas Subterrâneas, p. 1-16, 2017.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Edição

Seção

DIÁLOGOS AGROECOLÓGICOS I