A dimensão individual da memória em "Notas do Subsolo", de Dostoiévski

Autores

  • Sávio Augusto Lopes da Silva Jr. Universidade Federal de Ouro Preto (UFO)
  • Francis Paulina Lopes da Silva Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave:

Fiódor Dostoiévski, Memória Coletiva, Memória Individual, Paul Ricoeur, Literatura Russa.

Resumo

Resumo: 

Este trabalho possui como objetivo analisar as manifestações da memória individual na obra de Dostoiévski Notas do subsolo. A primeira parte da narrativa consiste em ponderações do personagem narrador acerca da sociedade e da política vigente na segunda metade do século XIX, momento da obra em que o homem do subsolo encontra-se isolado, enclausurado e ruminando suas reminiscências. Em seu estudo denominado A memória, a história, o esquecimento Paul Ricoeur reformula o conceito de memória coletiva elaborada por Maurice Halbwachs e busca explicar o sentimento de unidade do ";;eu";;. O autor admite uma base social da memória, contudo, atesta a possibilidade do indivíduo recordar sozinho. Devido à condição de enclausurado, o homem do subsolo de Dostoiévski recorda de forma solitária e ruminante. Por isso, considera-se a possibilidade do personagem de Dostoiévski manifestar um tipo de memória que se assemelha ao conceituado por Paul Ricoeur.

Palavras-chave: Fiódor Dostoiévski; Memória Coletiva; Memória Individual; Paul Ricoeur; Literatura Russa.

Abstract:

This paper means to analyze the expression of individual memory in Dostoiévski's book Notes from underground. The first part of the story consist in character's considerations about society and the politics in the second half of the 19th century, period in which the man from the underground finds itself isolated, cloistered and ruminating his reminiscences. In his study titled Memory, History, Forgetting, Paul Ricoeur reworks Maurice Halbwachs's concept of collective memory and seeks to explain the unity feeling of the self. The author admits the existence of a social base in memory but testifies the possibility of a person to remember in loneliness. Because of its cloistered condition, Dostoievski's character from the underground remembers in a lonely and ruminating way. Therefore, there's a possibility that Dostoievski's character expresses a kind of memory that resembles with Paul Ricoeur's concept.

Keywords: Fiódor Dostoiévski; Collective Memory; Individual Memory; Paul Ricoeur; Russian Literature.

Biografia do Autor

Sávio Augusto Lopes da Silva Jr., Universidade Federal de Ouro Preto (UFO)

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Letras: Estudo da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto, linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Dedica-se a estudos da Literatura Norte-Americana, principalmente autores envolvidos com a Geração Beat e a contracultura.

Francis Paulina Lopes da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Francis Paulina Lopes da Silva Universidade Federal de Viçosa (UFV) Professora Adjunta aposentada em 2003, trabalhou no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Possui Doutorado em Letras - Ciência da Literatura: Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Mestrado em Letras - Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992). É autora dos livros sobre a poética do autor mineiro Murilo Mendes: ";;A Lira Dissonante";;, primeiro classificado na categoria ";;Ensaios";;, no ";;Concurso Nacional de Ensaios Cidade de Ouro Preto";;, em 1992 e publicado pela Secretaria Municipal da Educação de Juiz de Fora, e ";;Murilo Mendes: Orfeu Transubstanciado";;, premiado em Concurso Nacional, Prêmio Xerox, de Ensaios, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, em 1996, e publicado pela Editora UFV, em 2000. Atualmente, é Coordenadora Geral do Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

2014-04-04