O modelo de seleção pelas consequências como elo integrativo entre o biológico e o cultural

Autores

  • Gabriel Caetano Queiroz Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Filipe Lazzeri Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

seleção pelas consequências, processos de seleção, aprendizagem operante, evolução cultural, ciências do comportamento.

Resumo


De acordo com o modelo de seleção por consequências, desenvolvido originalmente por Skinner e incrementado por Glenn, evolução por seleção natural, aprendizagem operante e evolução cultural seguem os parâmetros gerais em comum de variação, sucesso diferencial e retenção. O modelo também possui outros aspectos centrais, como a visão de que as causas últimas do comportamento humano jazem nesses três âmbitos de seleção. Neste trabalho, apresentamos uma reconstituição desse modelo, em vários de seus aspectos centrais, com atenção especial à sua dimensão relativa à evolução cultural, na qual as contribuições de Glenn se destacam. Além disso, procurando apresentar perspectivas sobre status atual do modelo, fazemos uma breve exposição de algumas discussões recentes a seu respeito.

Biografia do Autor

Gabriel Caetano Queiroz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduado em Psicologia pela PUC-GO (2019). Aluno de graduação em Filosofia pela UFG e pesquisador com ênfase nos temas em Ciências do Comportamento, Filosofia da Biologia e Fenomenologia.

Filipe Lazzeri, Universidade Federal de Goiás

É professor na Faculdade de Filosofia da UFG, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Possui doutorado em Filosofia pela USP e graduação e mestrado pela UnB.

Referências

ALESSI, G. (1992). Models of proximate and ultimate causation in psychology. American Psychologist, 47, 1359-1370.

ANDERY, M. A., MICHELETO, N., & SÉRIO, T. M. (2005). A análise de fenômenos sociais: Esboçando uma proposta para a identificação das contingências entrelaçadas e metacontingências. In J. C. Todorov et al. (Eds.), Metacontingência: Comportamento, cultura e sociedade (pp. 127-147). Santo André, SP: ESETec.

BARKOW, J. H., COSMIDES L., & TOOBY J. (1992). The adapted mind: Evolutionary psychology and the generation of culture. Oxford: Oxford University Press.

BAUM, W. M. (2001). Two stumbling blocks to a general account of selection: Replication and information. Behavioral and Brain Sciences, 24, p. 528.

BAUM, W. M. (2005). Understanding behaviorism: Behavior, culture, and evolution (2nd ed.). Malden, MA: Blackwell.

CAMPBELL, D. T. (1960). Blind variation and selective retention in creative thought as in other knowledge processes. Psychological Review 67, 380-400.

CAMPBELL, D. T. (1974). Evolutionary epistemology. In P. A. Schilpp (Ed.), The philosophy of Karl R. Popper (pp. 412-463). LaSalle, IL: Open Court.

CARRARA, K. (2016). Práticas culturais: Consequências para indivíduos ou grupos? Interação em Psicologia, 20, 246-256.

CATANIA, A. C. (1978). The psychology of learning: Some lessons from the Darwinian revolution. Annals of the New York Academy of Sciences, 309, 18-28.

CHIESA, M. (1994). Radical behaviorism: The philosophy and the science. Boston, MA: Authors Cooperative.

DARDEN, L., & CAIN, J. A. (1989). Selection type theories. Philosophy of Science, 56, 106-129.

DARWIN, C. (1859). On the origin of species. London: John Murray.

DAWKINS, R. (1976). The selfish gene. Oxford: Oxford University Press.

DAWKINS, R. (1983). Universal Darwinism. In D. S. BENDELL (Ed), Evolution from molecules to man (pp. 403-28). Cambridge, UK: Cambridge University Press.

DENNETT, D. C. (1995). Darwins’ dangerous idea. New York: Simon and Schuster.

DENNETT, D. C. (2006/1978). Brainstorms: Ensaios filosóficos sobre a mente e a psicologia. São Paulo: Ed. Unesp.

DONAHOE, J. W., & PALMER, D. C. (1994). Learning and complex behavior. Boston, MA: Allyn and Bacon.

FERNANDES, D. M., CARRARA, K., & ZILIO, D. (2017). Apontamentos para definição comportamentalista de cultura. Acta Comportamentalia, 25, 265-280.

GARSON, J. (2016). A critical overview of biological functions. Dordrecht: Springer.

GLENN, S. S. (1988). Contingencies and metacontingencies: Toward a synthesis of behavior analysis and cultural materialism. The Behavior Analyst, 11, 161-179.

GLENN, S. S. (1991). Contingencies and metacontingencies: Relations among behavioral, cultural, and biological evolution. In: P. A. Lamal (Ed.), Behavioral analysis of societies and cultural practices (pp. 39-73). New York: Hemisphere.

GLENN, S. S. (2004). Individual behavior, culture, and social change. The Behavior Analyst, 27, 133-151.

GLENN, S. S. & MADDEN, G. J. (1995). Units of interaction, evolution, and replication: Organic and behavioral parallels. The Behavior Analyst, 18, 237-251.

GLENN, S. S., MALOTT, M. E., ANDERY, M. A., BENVENUTI, M., HOUMANFAR, R. A., SANDAKER, I., TODOROV, J. C., TOURINHO, E. Z., & VASCONCELOS, L. A. (2016). Toward consistent terminology in a behaviorist approach to cultural analysis. Behavior and Social Issues, 25, 11-27.

GODFREY-SMITH, P. (2001). The role of information and replication in selection processes. Behavioral and Brain Sciences, 24, p. 538.

GRANTHAM, T. (2001). Do operant behaviors replicate? Behavioral and Brain Sciences, 24, 538-539.

HODGSON, G. M., & KNUDSEN, T. (2010). Darwin’s conjecture. Chicago, IL: University of Chicago Press.

HULL, D. L. (1980). Individuality and selection. Annual Review of Ecology and Systematics, 11, 311-332.

HULL, D. L., LANGMAN, R. E., & GLENN, S. S. (2001). A general account of selection: Biology, immunology, and behavior. Behavioral and Brain Sciences, 24, 511-528.

KUHN, T. S. (1970). The structure of scientific revolutions (2nd ed.). Chicago, IL: University of Chicago Press.

JABLONKA, E., & LAMB, M. (2005). Evolution in four dimensions: Genetic, epigenetic, behavioral, and symbolic variation in the history of life. Cambridge, MA: MIT Press.

LAMAL, P. A. (1991). Behavioral analysis of societies and cultural practices. In: P. A. LAMAL (Ed.), Behavioral analysis of societies and cultural practices (pp. 3-12). New York: Hemisphere.

LAUDAN, L., DONOVAN, A., LAUDAN, R., BARKER, P., BROWN, H., LEPLIN, J., THAGARD, P., & WYKSTRA, S. (1986). Scientific change: Philosophical models and historical research. Synthese, 69, 141-223.

LEWONTIN, R. C. (1970). The units of selection. Annual Review of Ecology and Systematics, 1, 1-18.

LOPES, C. E., & LAURENTI, C. (2016). Elementos neolamarckistas do selecionismo skinneriano. Interação em Psicologia, 20, 257-267.

MAYR, E. (1961). Cause and effect in biology. Science, 134, 1501-1506.

MCDOWELL, J. J. (2010). Behavioral and neural Darwinism: Selectionist function and mechanism in adaptive behavior dynamics. Behavioural Processes, 84, 358-365.

MELO, C. M., GARCIA, L. T., DE ROSE, J. C., FALEIROS, P. (2012). Cultura e liberdade. In M. M. C. Hübner & M. G. Moreira (Eds.), Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento (pp. 167-187). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

MOORE, J. (2008). Conceptual foundations of radical behaviorism. Cornwall-on-Hudson, NY: Sloan.

OKASHA, S. (2001). Which processes are selection processes? Behavioral and Brain Sciences, 24, 548-549.

PIERCE, W. D., & CHENEY, C. D. (2004). Behavior analysis and learning (3rd ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

PIEVANI, T. (2010). Introdução à filosofia da biologia. São Paulo: Edições Loyola.

POPPER, K. R. (1972). Objective knowledge: An evolutionary approach. Oxford: Clarendon Press.

POPPER, K. R. (2010/1973). Epistemologia evolutiva. In D. Miller (Ed.), Popper: Textos escolhidos (pp.77-85). Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. Puc-Rio.

RACHLIN, H. (1976). Behavior and learning. San Francisco, CA: Freeman.

SKINNER, B. F. (1961/1947). Current trends in experimental psychology. In Cumulative record: Enlarged edition (pp. 223-241). New York: Appleton-Century-Crofts.

SKINNER, B. F. (1978/1957). O comportamento verbal. São Paulo: Cultrix.

SKINNER, B. F. (1980/1969). Contingências do reforço. São Paulo: Abril Cultural.

SKINNER, B. F. (1981). Selection by consequences. Science, 213, 501-504.

SKINNER, B. F. (1984). The evolution of behavior. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 41, 217-221.

SKINNER, B. F. (1986). The evolution of verbal behavior. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 45, 115-122.

SKINNER, B. F. (1990). Can psychology be a science of mind? American Psychologist, 45, 1206-1210.

SKINNER, B. F. (2000/1971). Para além da liberdade e da dignidade. Lisboa: Edições 70.

SKINNER, B. F. (2003/1953). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes.

SKINNER, B. F. (2006/1974). Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix.

SKINNER, B. F. (2007/1981). Seleção por consequências. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 9, 129-137.

TODOROV, J. C. (1991). O conceito de contingência na psicologia experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 7, 59-70.

TONNEAU, F. (2016) Reforçamento operante e seleção natural. Interação em Psicologia, 20, 279-285.

TONNEAU, F., & SOKOLOWSKI, M. B. C. (2001). Is operant selection coherent? Behavioral and Brain Sciences, 24, 558-559.

ZILIO, D. (2016) Selecionismo, metáforas e práticas culturais: Haveria um terceiro nível de seleção no nível cultural? Interação em Psicologia, 20, 268-278.

Downloads

Publicado

2020-10-03