A REPRESENTAÇÃO DOS DITONGOS NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jéssica Rassweiler Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiane Lazzarotto-Volcão Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir como crianças do quarto ano do Ensino Fundamental representam na escrita os ditongos. Consideraremos neste trabalho apenas a representação dos ditongos verdadeiros, ou seja, os que nunca sofrem o processo de monotongação ou nunca variam com hiato. As produções analisadas foram feitas através de um reconto e houve uma coleta de dados que nos permitiu desenvolver um perfil ortográfico das crianças em estudo, através da representação desse fenômeno presente na escrita dos alunos. Nossa análise baseouse na categorização proposta por Lazzarotto-Volcão (2012) e nas teorizações de Câmara Jr. (1969) e Bisol (2001). Através da análise dos resultados, percebeu-se que não há muitos problemas para representação de ditongos na escrita das crianças e que esses estão mais relacionados aos aspectos fonético-fonológicos da língua.

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