O setor de serviços em Santa Catarina no pós-pandemia

Análise do período 2023-2024

Autores

  • Lauro Mattei Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kauê Soares Alexandre Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O primeiro caso da Covid-19 em Santa Catarina foi registrado no início do mês de março de 2020, sendo que a doença se espraiou rapidamente por todo estado. Medidas de isolamento social também foram adotadas no estado visando controlar a epidemia, porém causando efeitos diretos sobre setor de serviços catarinense, assunto que foi analisado criteriosamente pelo NECAT-UFSC ao longo de três anos (2020-2022). No presente estudo analisa-se a evolução do setor catarinense de serviços no período póspandemia (2023-2024). Após fazer uma breve síntese que mostra a realidade do setor de serviços catarinense durante a pandemia, analisa-se a recuperação desse setor nos últimos dois anos. Dentre as principais conclusões destaca-se que ao final de 2024 todos os grupos de atividades considerados apresentaram resultados positivos.

Biografia do Autor

  • Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor titular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e professor permanente do Program de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC. Coordenador Geral do NECAT-UFSC e Pesquisador do OPPA/CPDA/UFRRJ. E-mail: l.mattei@ufsc.br.

  • Kauê Soares Alexandre, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do NECAT/UFSC. E-mail: k.s.alexandre.it@gmail.com.

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Publicado

2025-08-13