Plano Real, neoliberalismo e transformação estrutural
Resumo
O Plano Real foi bem-sucedido no combate à inflação inercial com a “âncora cambial” embora, seu aparente sucesso tenha resultado em crise do Balanço Comercial, desindustrialização, contribuindo para promover o retorno do Brasil à condição de país primário-exportador. Mas o seu principal legado foi o conjunto de reformas institucionais que modificaram a estrutura econômica do país e, com a reforma do Estado, acabou por impedi-lo estruturalmente de atuar para o crescimento e desenvolvimento ao retirar de suas mãos os instrumentos tradicionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.