Plano Real: os primeiros 30 anos sob o enfoque do mercado de trabalho e ocupacional
Resumo
O presente artigo busca debater os aspectos relevantes do Plano Real, que completou 30 anos em 2024 e vem se tornando o Plano Econômico de maior perenidade da história brasileira pós-república. Este artigo pretende discutir os seus principais aspectos e condicionantes, já que eles determinaram (e ainda determinam) a sua trajetória e seus impactos. Especial atenção será dada ao mercado de trabalho, que atravessou diversas fases, vinculadas especialmente à dinâmica setorial derivada do plano, do ritmo de crescimento econômico como também das institucionalidades do mercado de trabalho. Por fim, o trabalho pretende apontar os principais desafios do Plano Real, a partir de uma lógica macroeconômica, assim como as perspectivas no mercado de trabalho diante desse quadro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.