Informalidade e suas aparentes consequências para as metas de crescimento e qualidade laboral no Estado de Santa Catarina
Um estudo do 4º trimestre de 2015 até o 4º trimestre de 2022
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a maneira como a taxa de informalidade possivelmente impactou os indicadores catarinenses relacionados às metas macroeconômicas e à qualidade laboral durante o período do quarto trimestre de 2015 até o quarto trimestre de 2022. O intuito era contribuir para ampliação da compreensão das externalidades geradas por esse fenômeno, tanto “positivas” quanto “negativas”, nos dois conjuntos de indicadores mencionados. Como resultado, a análise revelou que a informalidade aparentemente exerceu uma influência positiva nos indicadores pertencentes ao primeiro conjunto durante o período considerado. No entanto, essa mesma informalidade demonstrou ter um sugerido efeito negativo sobre as variáveis relacionadas à qualidade laboral, que compõem o segundo conjunto de indicadores. Isso evidencia que a informalidade representou uma importante fonte de ocupação e renda para uma parcela significativa da população catarinense durante o período de análise. Entretanto, as externalidades adversas associadas a essa modalidade de trabalho, como a precariedade dos empregos informais e sua baixa qualidade, aparentemente impactaram de forma negativa a sociedade e a economia local como um todo ao longo do período analisado. Como conclusão, percebeu-se a importância de medidas que promovam uma formalização gradual da economia, sem que se perca a importante fonte de renda e ocupação que esse tipo de trabalho representa para muitos catarinenses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.