Os tributos e a venda de títulos públicos financiam o estado?

Uma análise do caso brasileiro sob a ótica da Modern Money Theory

Autores

  • Rafael Voigtel Universidade Federal Fluminense
  • Marina Moreno de Farias Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Os tributos e a venda de títulos públicos financiam o Estado? É consenso para o mainstream a ideia de que estes recursos determinam o financiamento estatal; a heterodoxia, no entanto, não estabelece unanimidade teórica acerca do tema. Parte dos heterodoxos, sobretudo os pensadores da Modern Money Theory (MMT), defendem a visão de que os tributos e a venda de títulos públicos não financiam o Estado. Diante desse cenário, o objetivo do presente artigo é trazer o debate para a realidade brasileira, dado o atual cenário de mudanças nas políticas econômicas, com destaque para o Novo Arcabouço Fiscal (NAF) e a reforma tributária. Defende-se aqui a hipótese da MMT de que os tributos e a venda de títulos públicos não financiam o Estado. Para comprovar tal hipótese, destrinchou-se a perspectiva da teoria, além da realização de um caso prático da rotina contábil do balanço patrimonial do Banco Central do Brasil. O presente trabalho também explica a importância do mecanismo de financiamento dos gastos do governo (autônomo) para a conjuntura brasileira, visando causar impactos positivos no que tange ao entendimento político e social quanto às “limitações” monetárias e fiscais do país.

Biografia do Autor

Rafael Voigtel, Universidade Federal Fluminense

Bacharelado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre os BRICS da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP). Áreas de concentração: Macroeconomia Internacional, Geoeconomia e Desenvolvimento Econômico. Contato: rafaelvoigtel@id.uff.br.

Marina Moreno de Farias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharelado em Relações Internacionais. Mestranda em Economia Política Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora Associada (Junior Fellow) ao Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE), Especialista Residente no think tank Observa China (观中国), Pesquisadora no Laboratório de Estudos em Economia Política da China (LabChina). Áreas de concentração: Moeda, Desenvolvimento Econômico, Geopolítica e China. Contato: marina.farias@pepi.ie.ufrj.br.

Downloads

Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

Artigos