O mercado de trabalho formal no Brasil e em Santa Catarina no segundo ano da pandemia da Covid-19

Autores

  • Victor Hugo Azevedo Nass
  • Juliano Giassi Goularti

Resumo

O ano de 2020 foi marcado por perdas para atividade econômica. A Covid-19 foi fator determinante para desestabilizar a economia nacional, já fragilizada pela política do livre mercado. Além da desaceleração econômica e as reformas (como a trabalhista e previdenciária) que retiraram ou dificultaram o acesso à direitos trabalhistas, o coronavírus acelerou a precarização das relações trabalhistas. Isso fez com que o país chegasse em 2021 com um saldo negativo de quase 200 mil postos formais de trabalho e Santa Catarina, já em expansão, com um saldo de 36 mil. O objetivo desse artigo é analisar o mercado de trabalho formal no Brasil e, sobretudo em Santa Catarina durante o ano de 2021. Tentando também comparar as semelhanças e diferenças das vagas de emprego formal catarinense em relação ao nacional, para compreender se a maior formalização do emprego no estado se reflete em melhores salários dessas vagas ou se essa maior formalização garante somente um maior saldo de postos formais de trabalho. Para isso, foram utilizadas informações do Novo Caged e da RAIS, quando não possível estimar os estoques via Painel de Informações do Novo Caged ou os microdados do Novo Caged. Esses dados foram analisados a partir das seguintes variáveis: evolução mensal dos vínculos formais, grupamentos de atividade econômica, sexo, escolaridade, faixa de remuneração e melhores e piores saldos do estado durante o ano.

Referências

BANCO CENTRAL (Brasil). Copom. Taxas de juros básicas – Histórico. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros. Acesso em: 1 fev. 2022.

EPAGRI. Safra catarinense de maçã espera colher metade da produção nacional. Mídia EPAGRI, [S. l.], p. -, 11 fev. 2021. Disponível em: https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2021/02/11/safra-catarinense-de-maca-espera-colher-metade-da-producao-nacional/. Acesso em: 1 fev. 2022.

LUCIANA NETO. Confederação Nacional do Comércio. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Rio de Janeiro: Cnc, 2022.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema IBGE de Recuperação Automática, 2021. Disponível em: . Acesso em: 1 fev. 2021.

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Programa de disseminação das estatísticas do trabalho, 2021. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2021.

ª REUNIÃO - COPOM, 239., 2021, Sala de reuniões do 8º andar do Edifício-Sede do Banco Central do Brasil – Brasília – DF. Ata da Reunião do Comitê de Política Monetária — Copom [...]. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/atascopom/16062021. Acesso em: 1 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-05-13