Análise do volume de vendas do comércio no Brasil e em Santa Catarina durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Guilherme Ronchi Razzini

Resumo

A pandemia do coronavírus causou grandes impactos na economia mundial, brasileira e de seus respectivos estados, porém tais impactos se deram de forma desigual. Assim sendo, o volume de vendas do comércio varejista ampliado registrou leve retração no ano de 2020 no cenário nacional, e expansão moderada no ano de 2021. Já em Santa Catarina houve expansões em ambos os anos analisados. Os diferentes desempenhos entre o estado catarinense e o restante do país explicitam a desigualdade atual no setor do varejo comercial nos diferentes estados, sendo que tais diferenças são decorrentes do desenvolvimento econômico específico a cada região. A crise sanitária em decorrência do COVID-19 teve início no mês de fevereiro de 2020 no Brasil, obrigando a adoção de medidas de isolamento social para seu controle. Tais medidas provocaram uma redução no movimento do comércio não-essencial e uma mudança no comportamento de consumo dos brasileiros. Com a implantação de programas emergenciais houve expansão no volume de vendas durante os meses posteriores ao início da pandemia, com a redução dos programas de incentivo houve quedas substanciais nos resultados. Neste sentido, o artigo tem como objetivo investigar as variações no volume de vendas do comércio desde o início da pandemia no Brasil e em Santa Catarina. Ver-se-á que, por um lado, ocorreu uma redistribuição da demanda entre os setores e, por outro, houve um acréscimo da demanda em outros setores, tais como atividades de varejo, em função dos hipermercados e supermercados substituírem o consumo de alimentação e bebidas fora de casa. Dentre os principais resultados do comércio no estado de Santa Catarina, destaca-se o avanço de 7,57% no volume de vendas entre fevereiro de 2020 e dezembro de 2021.

Referências

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Publicado

2022-05-13