Coleta e análise de dados acerca da síndrome respiratória aguda grave e do novo coronavírus: epidemiologia no Brasil e no estado de Santa Catarina – 2020/2021
Resumo
O estudo procurou apresentar o panorama da pandemia de COVID-19 no Brasil e no estado de Santa Catarina, valendo-se de dados disponíveis principalmente na base openDataSUS. A doença, que em geral pode ser descrita como uma infecção respiratória aguda ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), foi adicionada pelo Ministério da Saúde à rede de vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O intuito, entre outras coisas, é monitorar e descrever o padrão de morbidade e mortalidade no país. Assim, dados sobre a incidência da SRAG entre o período de jan/2020 e mar/2021 foram explorados. O tratamento dos dados e análises estatísticas foram realizadas através do software RStudio. As análises permitiram observar a relação linear entre o número casos de SRAG e SARS-CoV-2, uma vez que houve um aumento expressivo no número de casos de SRAG no período de manifestação da SARS-CoV-2 no Brasil. Além disso, tanto para o Brasil quanto para Santa Catarina, foi observada a associação entre o baixo grau de escolaridade e a propensão à óbito pela doença. O estado de Santa Catarina em quase todo período de análise apresentou valores de taxa de mortalidade similares ao país, 4%. Ainda, a faixa etária mais afetada é de indivíduos entre 60 e 80 anos e em maioria, homens. Por fim, observou-se uma pequena influência entre as densidades demográficas dos municípios catarinenses e as notificações de SRAG.Referências
ARAUJO, K. L. R. et al. Fatores associados à Síndrome Respiratória Aguda Grave em uma Região Central do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4121-4130, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. SRAG 2020 - Banco de Dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave: incluindo dados da COVID-19. Disponível em: https://opendatasus.saude.gov.br/dataset/bd-srag-2020. Acesso em 08 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica – Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença Pelo Coronavírus. Brasília. 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/af_gvs_coronavirus_6ago20_ajustes-finais-2.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
CASTRO, M. C. et al. Spatiotemporal pattern of COVID-19 spread in Brazil. Science. 2021.
GOMES, Guilherme Gallo Costa. Estudo epidemiológico transversal sobre as hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pela COVID-19 no Brasil. InterAmerican Journal of Medicine and Health, v. 4, 2021.
GOMES, Guilherme Gallo Costa. Estudo observacional retrospectivo sobre as repercussões da Infecção do Sars-CoV-2 e COVID-19 no Estado de São Paulo. InterAmerican Journal of Medicine and Health, v. 3, 2020.
IBGE. Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc.html. Acesso em 10 abr. 2021.
KOMOROWSKI, Matthieu et al. Critical Data, Secondary Analysis of Electronic Health Records. Cambridge, MIT, 2016.
NECAT/UFSC – Núcleo de Estudos de Economia Catarinense. Boletim da COVID-19 em SC, n. 43, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Xwr4JyYSLNNmd2XssKFNbb_X6Ku3WJgI/view.
Acesso em 13 mar. 2021.
NIQUINI, Roberta Pereira et al. SRAG por COVID-19 no Brasil: descrição e comparação de características demográficas e comorbidades com SRAG por influenza e com a população geral. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00149420, 2020.
NSC Comunicação. Painel do Coronavírus em SC. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/coronavirus/mapa-de-evolucao-do-virus. Acesso em 08 mar. 2021.
SANTA CATARINA (Estado). Coronavírus – Boletins. Disponível em: http://www.coronavirus.sc.gov.br/. Acesso em 08 mar. 2021.
SANTA CATARINA (Estado). Secretaria de Saúde. Manual de orientações da COVID-19 - SARS-CoV-2. Santa Catarina: Secretaria de Saúde, 2021b. Disponível em: https://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/Manual_23-10-atualizado.pdf. Acesso em 23 abr. 2021.
SELTMAN, Howard J. Experimental Design and Analysis. Pittsburgh. Carnegie Mellon University, 11 jul. 2018.
TUKEY, John W. Exploratory Data Analysis. Reading. Addison-Wesley, 1977.
WONG, David WS; LI, Yun. Spreading of COVID-19: Density matters. Plos one, v. 15, n. 12, p. 1-16, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.