Perspectivas do setor externo catarinense diante da crise econômica internacional

Autores

  • Mohamed Amal Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Exportação, Economia Catarinense, Crescimento Econômico, Comércio Internacional.

Resumo

O setor exportador de Santa Catarina apresentou um desempenho relativamente linear durante o período entre 1994 e 2004. Embora, o desempenho exportador tem demonstrado um ritmo crescente, em média de 8% a.a., a sua participação nas exportações totais do Brasil tem representado um percentual ao redor de 5%, com tendência decrescente a partir de 2004. O cenário econômico global tem apontado em diversas regiões dos países desenvolvidos para uma tendência a diminuição do crescimento econômico e, portanto, para perspectivas menos favoráveis para os fluxos mundiais de comércio. O objetivo do presente artigo é apresentar a situação do setor externo catarinense no ano de 2011 e as perspectivas para o ano de 2012. 

Biografia do Autor

Mohamed Amal, Universidade Regional de Blumenau

Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional de Blumenau.

Referências

MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC: Sistema Alice Web e estatísticas de comércio exterior, 2011. Disponível em: www.mdic.gov.br

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA- FIESC: Diagnóstico do setor exportador catarinense 2011. Florianópolis: FIESC, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-02